Partindo do pressuposto que a vela esteja boa, combustível de boa qualidade e não vencido e a hélice balanceada e no tamanho adequado para o motor, faz-se o seguinte:
a) Motor preso devidamente na bancada, feche a agulha de alta do carburador, mas sem arroxar para não danificar o alojamento e abra totalmente a borboleta do venturi do carburador;
b) Abra duas ou três voltas;
c) Dê partida (de preferência com starter, mas sem descansar a mão sobre o spiner);
d) Ajuste a alta fechando vagarosamente até perceber que ele "perde" o giro. Antes do motor apagar, retorne 1/4 de volta mais ou menos;
e) Fixada a alta e respondendo bem, desacelere o motor. Deixe funcionar por alguns segundos e acelere abruptamente.
e-1) Se o motor engasgar mas ganhar giro, vá fechando a agulha de lenta de 1/8 em 1/8 de volta e repetindo, a cada "fechada" a mesma operação, até o motor responder sem engasgar.
e-2) Se o motor apagar, faça o procedimento inverso, ou seja, abra a agulha de 1/8 em 1/8 de volta e repetindo, a cada "abertura" a mesma operação, até o motor responder sem apagar.
Esses procedimentos, geralmente, funcionam para os motores Glow de todas as cilindradas.
A cada mudança de marca de combustível, ou mesmo de percentual de nitro, é aconselhável fazer o "remaciamento" do motor para que este se adapte ao novo carburante.
Manter hélices devidamente balanceadas, ajuda a diminuir a vibração e, consequentemente, a vida útil do motor, aero, e eletronica do equipamento.
BONS VOOS!!!!
Voos no Parque da lagoa em Rio Pomba
-
Temos realizados voos no parque da lagoa sempre aos domingos!
Lugar gostoso e familiar com estrutura para passar um dia maravilhoso em
família, dentro ...
Há um ano
Mas pelo amor de Deus! Tirem o rádio das mãos do dono do avião!Regular, ou tentar regular sem o mínimo de sossego é foda!
ResponderExcluirAgora, mermão! 1/8 de volta... puta merda! e com hélice rodando a mil... puta merda denovo! com esses "exemplos de calma" que por aqui rondam... aí já é sacanagem! ahahahaha!
Abração.
Rei da abóbora!
amigo tenho motor saito72 ,ja amaciei mais não
ResponderExcluirpegar lenta a abertura de alta estar com 3 volta
aceleração na alta estar perfeita,mais lenta não
mantei o motor qual seria o procedimento.
Meu nobre, pode ser regulagem da lenta ou das válvulas. No caso do Saito, ainda não tive com um desses na bancada. Mas dê uma olhada no manual e siga as recomendações.
ExcluirBoa Tarde!
ResponderExcluirÉ normal que saia combustível pela descarga do silenciador durante o funcionamnento do motor ou isso só acontece quando o motor não está bem regulado?
Obrigado.
É normal, principalmente no amaciamento. Porém, quando em funcionamento normal, o que sai pelo escapamento são os gases de escape e parte do óleo que não queimou. Se está saindo muito combustível pode ser uma mistura muito rica (agulha de alta aberta demais). Fecha de 5 em 5 minutos e vá verificando o funcionamento do motor a cada regulagem da máxima.
ExcluirCara, estou com esse mesmo problema de sair combustivel pelo scap... no meu caso quando acelero muito jorra... kkkk
ResponderExcluirMeu carburador está apenas com uma volta e meia aberto.
É normal, principalmente no amaciamento. Porém, quando em funcionamento normal, o que sai pelo escapamento são os gases de escape e parte do óleo que não queimou. Se está saindo muito combustível pode ser uma mistura muito rica (agulha de alta aberta demais). Fecha de 5 em 5 minutos e vá verificando o funcionamento do motor a cada regulagem da máxima.
ExcluirJá tive esse problema e foi porque a mangueira de abastecimento estava trocada com a que vai para a mufla, foi só inverte-las que o motor parou de jorrar combustível pra fora pela mufla.
ResponderExcluirEstou com problema de quando boto o aero na vertical ele apaga. Ainda não voei com o motor. Foi somente amaciado na bancada. E só virar o bico pra cima e pow. Apaga
ExcluirProvavelmente está com excesso de afinação da agulha de máxima.
ExcluirAbra a agulha em 1 volta e meia e coloque o nariz do avião em mais ou menos 15 graus para acima.
Acelere e veja se ele não apaga.
Se apagar, abra mais um pouco até que ele não apague e fique meio gordo.
Afine (fecha a agulha) até sentir que a máxima do motor começa a cair.
Volte a agulha em 3 cliques.
Dá retorno pra gente.
Abraço!
Silvinho Agostini
ExcluirObrigado gente...
ExcluirFoi só mais um pouquinho de regulagem
Estava mesmo muito fino
Foi só engordar um pouco a mistura e pronto.
ASP. Pronto pra voo.
Obrigado a todos
Show de bola! Bons Ventos!!!!
ExcluirSilvinho Agostini
Tenho um motorAS 52 APESAR DE VÁRIA S AJUSTE NAS AGULHAS DE ALTA BAIXA SEMPRE O MOTOR MORRE EM VOO ?Qual o MOTOR motivo ou motivos .Grato
ResponderExcluirPiloto, embora regulado, há várias outras razões pra motor "apagão". Furos nas mangueiras; posição do tanque muito abaixo do motor; excesso de afinação causando aquecimento; combustível velho e vela gasta.
ExcluirBoa noite amigo eu estou com um problema eu sou leigo no aeromodelismo estou começando agora estou sozinho nessa,aqui só tem eu mesmo.é o seguinte eu fiz um aeromodelo em compensado de 3 mm ficou com 1 kg e 400 g já abastecido eu já amaciei o motor é um Asp 0.15 só q na regulagem final eu não estou conseguindo regular as duas afinações,eu abro duas voltas e meia acelero no máximo volto um quarto de volta ai quando eu acelero o máximo jorra muito óleo pelo escape e um pouco de combustível eu sinto que seja pela a boca do carburador ate q quando acelero de soco ele responde mas quando sustento no máximo ele começa a perder rotação e apaga regulo na lenta ele já sai andando devagar anda anda mas quando desligo não que pegar mais ai tenho q começa todo novamente já tentei regular com suas orientações mas não consigo gastei uns quatros tanque e não consigo por favor mim ajude se possível aguardo resposta.
ResponderExcluirOlá, Flávio!
ExcluirVocê diz que seu aeromodelo ficou com 1,400 kg e o motor é um ASP .15???? Se é isso mesmo, é pouco motor para o peso desse seu modelo. O ideal seria um motor da classe .40/.45.
Há muitas variáveis a se considerar no seu motor, quando ele não funciona legal, ou seja, dentro da normalidade.
Primeiro, o caninho do tanque onde é preso o prescador está no mesmo nível que o nipe de entrada do carburador do motor???
Se estiver acima do nipe, vai afogar e você não consegue a máxima rpm do motor.
Pelo que descreveu, está com excesso de combustível e afogando.
Verifique essa situação de nivelamento do tanque como eu disse acima.
Se você mexeu na agulha de lenta do motor, isso vai te dar mais trabalho pra regular
Os motores vêem com a lenta regulada de fábrica e não devemos modificar, a não ser por queda e limpeza.
Eu quero te ajudar mas preciso de mais detalhes.
Mande fotos ou até mesmo um vídeo do seu motor em funcionamento para o meu email: sffagostini@msn.com