Um modelo de carburador Walbro utilizado em motores náuticos (nautimodelismo) é o carburador Walbro Big Bore (grande entrada, numa tradução literal).
Com um diâmetro maior na entrada do ar, há um incremento de cerca de 15% em rpm's nos motores náuticos, o que, por experiência própria, reflete também, nos motores aéreos.
Evidemente, isso demanda mais consumo.
Entretanto, como se trata de gasolina como combustível, vale à pena, pelo custo desse tipo de combustível.
O "pulo do gato" está na regulagem desse tipo de carburador.
Fecha-se as duas agulhas, abrindo-se uma volta em cada uma delas. (H/L). Essa regulagem requer extremo cuidado porque deve ser feita como motor em média/alta.
Após acertar a baixa como normalmente é feito nos modelos convencionais, o ajuste da alta é que "manda na casa"!
Fecha-se a agulha de alta até que o motor, ao ser acionado abruptamente o acelerador, tenda a apagar.
A partir daí, abre-se a agulha de alta em 5 min. anti-hórários até que o motor responda na máxima, redondo.
Aí é só equalizar a mistura abrindo-se mais ou menos 1,5 min. (anti-horário) a agulha de baixa.
Fiz isso na bancada com o 15cc com um carburador comum (oringinal do motor) pra ver no que dava.
Fiquei surpreso com o resultado.
Excelente!!!
Mas.... isso requer certa manha com motores gasolina. Senão ele não vai pegar nem a porrete!!!
Com um diâmetro maior na entrada do ar, há um incremento de cerca de 15% em rpm's nos motores náuticos, o que, por experiência própria, reflete também, nos motores aéreos.
Evidemente, isso demanda mais consumo.
Entretanto, como se trata de gasolina como combustível, vale à pena, pelo custo desse tipo de combustível.
O "pulo do gato" está na regulagem desse tipo de carburador.
Fecha-se as duas agulhas, abrindo-se uma volta em cada uma delas. (H/L). Essa regulagem requer extremo cuidado porque deve ser feita como motor em média/alta.
Após acertar a baixa como normalmente é feito nos modelos convencionais, o ajuste da alta é que "manda na casa"!
Fecha-se a agulha de alta até que o motor, ao ser acionado abruptamente o acelerador, tenda a apagar.
A partir daí, abre-se a agulha de alta em 5 min. anti-hórários até que o motor responda na máxima, redondo.
Aí é só equalizar a mistura abrindo-se mais ou menos 1,5 min. (anti-horário) a agulha de baixa.
Fiz isso na bancada com o 15cc com um carburador comum (oringinal do motor) pra ver no que dava.
Fiquei surpreso com o resultado.
Excelente!!!
Mas.... isso requer certa manha com motores gasolina. Senão ele não vai pegar nem a porrete!!!
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