A revista Hobby News desse bimestre, número 73, publicou na página 12 dicas interessantes sobre ESC's:
"Algumas dicas retiradas de um arito elucidativo de Greg Gimlick publicado a partir da página 32 da edição especial de Model Airplane News - Ultimate Eletrics.
### Se for preciso aumentar a distância entre as baterias e o motor elétrico, aumento o fio que vai do ESC ao motor ou que vai da bateria ao ESC????
R- Ao contrário do que possa parecer, é melhor aumentar o fio que vai do ESC ao motor. O aumento da indutância que acontece se aumetarmos o fio da bateria danifica o ESC.
#### Se você não repõe a carga da bateria LiPo entre voos, o ESC pode interpretar a leitura de menor tensão da bateria como se fosse uma bateria de menor voltagem e calcular erroneamente a voltagem de corte. Assim, se você for apreveitar a carga restante de uma bateria LiPo semidescarregada, não espere o corte automático do motor. Pare imediatamente de voar, ao primeiro sinal de perda de potência do motor para não ter sua bateria danificada.
##### Não use um ESC menor que o exigido pelo seu sistema motor/bateria porque você planeja usar somente meia aceleração do motor. O ESC é uma chave que liga ou desliga milhares de vezes por segundo sendo que a fração de tempo em que fica ligada ou desligada depende da posição do stick de aceleração do motor.
Assim, a ampreagem máxima que é "puxada" com toda a aceleração passará pelo ESC em meia aceleração ou em qualquer posição do stick, variando apenas a frequência com que passará essa amperagem.
"Algumas dicas retiradas de um arito elucidativo de Greg Gimlick publicado a partir da página 32 da edição especial de Model Airplane News - Ultimate Eletrics.
### Se for preciso aumentar a distância entre as baterias e o motor elétrico, aumento o fio que vai do ESC ao motor ou que vai da bateria ao ESC????
R- Ao contrário do que possa parecer, é melhor aumentar o fio que vai do ESC ao motor. O aumento da indutância que acontece se aumetarmos o fio da bateria danifica o ESC.
#### Se você não repõe a carga da bateria LiPo entre voos, o ESC pode interpretar a leitura de menor tensão da bateria como se fosse uma bateria de menor voltagem e calcular erroneamente a voltagem de corte. Assim, se você for apreveitar a carga restante de uma bateria LiPo semidescarregada, não espere o corte automático do motor. Pare imediatamente de voar, ao primeiro sinal de perda de potência do motor para não ter sua bateria danificada.
##### Não use um ESC menor que o exigido pelo seu sistema motor/bateria porque você planeja usar somente meia aceleração do motor. O ESC é uma chave que liga ou desliga milhares de vezes por segundo sendo que a fração de tempo em que fica ligada ou desligada depende da posição do stick de aceleração do motor.
Assim, a ampreagem máxima que é "puxada" com toda a aceleração passará pelo ESC em meia aceleração ou em qualquer posição do stick, variando apenas a frequência com que passará essa amperagem.
João, Comandante, eu não manjo nada de elétricos e muito menos de ESC's. Postei essas dicas por conta de tê-las visto na revista e por saber que vários "eletriqueiros" não assinam ou leem essa revista.
ResponderExcluirMas quem melhor dirá a respeito dessas questões, seguramente será o Fernandão Somezzini que já não mais voa com a gente.
Fica aí, o recado pra ele, se ele passar por aqui, valeu?!