Os carburadores dos motores movidos a gasolina possuem um arco de abertura diferente do mesmo arco de movimento dos servos.
Isso faz com que a aceleração do motor não seja proporcional ao movimento stick do acelerador, ficando este com um curso "de sobra" na máxima, ou "de menos" na lenta.
O uso do "travel adjuste" dos servos, no Tx, nem sempre resolve, ficando, ainda, a máxima com sobra de movimento do stick do acelerador.
Nos rádios mais sofisticados, há uma maneira de minimizar essa situação utilizando-se do recurso "exponencial".
Entretanto, a maioria dos modelos de rádio não tem esse sistema no canal do acelerador.
O que andei fazendo e resolveu o problema (ou minimizou bastante), foi fazer esse sistema de curva do arco de servo/borboleta do carburador coincidirem da maneira mais próxima possível: uso a boléia de menor arco (furo mais próximo do eixo do servo) e o segundo furo (considerando a posição do carburador voltada para a hélice) da aleta de linkagem do acelerador.
Stick do acelerador e trim do stick do Rx no meio, boléia no centro do arco de movimento do servo e movimento da borboleta do acelerador, também no meio do curso dela.
Para saber o meio do curso de movimento da boléia do servo do acelerador é só marcar onde começa e onde termina o movimento. Marca-se o meio desse curso.
Tudo ajustado mecanicamente, é só ligar o motor e fazer o ajuste no menu "travel adjuste" diminuindo o percentual de movimento do servo no sentido máxima e, se necessário, no sentido da lenta.
Tá meio técnico o tópico, mas lendo e fazendo, verão que não é complicado.
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