sábado, 11 de fevereiro de 2012

Minhas primeiras impressões sobre o NGH 9cc



Hoje, levei o meu à bancada.

Configuração:

- Hélice Master 11x6 balanceada;
- Combustível: gasolina BR comum, lavada + 50 ml de óleo Motul 800.
- CDI com bateria de LiPo 3s (11,1v) + BEC 15A para 6v.
- Agulha de alta em 1,5 voltas e agulha de lenta como de fábrica.
- Escapamento original.

Puxo combustível tapando o venturi do carburador e ele segue a linha de alimentação com tranquilidade.

Com o bastão ele não pega de maneira nenhuma.
Tento com o starter e depois de bem afogado ele roda.

Mantenho entre 5000 e 6000 rpm por um bom tempo.

Desligo e tento novamente com bastão. Nada. Só com starter.

Funcionamento razoável, porém noto a formação de bolhas na linha entre o carburador e a bomba separada.

Verifico a possibilidade de entrada de ar e me surpreendo com os parafusos todos "bambos" da bomba. Reaperto e melhora.

Mas antes de reapertar, ao desmontar a bomba (é a mesma dos Walbro) verifico que ela não tem, na entrada do combustível, a "peneirinha" que o filtra. Isso determina, que, em hipótese alguma, deverá ser esquecido o filtro na linha entre o tanque e a bomba.

É econômico e, nos primeiros giros, com a Master 11x6 girei perto dos 10.000. Não forcei por conta do amaciamento.

Retoma da baixa pra alta de forma lenta, mas isso pode ser resolvido após um período maior de amaciamento e refino da regulagem.

Essa é meio "enjoadinha", por sinal.

CONCLUSÃO: É motor pra aero na faixa .40/.46. Mas vai perder pros glow ou álcool, por conta do peso a mais da CDI e bateria. Além de, em aeros treinadores (como os da linha Sky Raider), vai demandar uma adaptação do módulo antes do tanque, se se quiser manter a estética do aero. Sem contar a bomba de combustível numa unidade separada.

Ressalvando que são minhas essas conclusões, de zero a dez, por hora, em termos de custo-benefício dou nota "6" pra ele.  

Vou colocá-lo no nariz de um S. Raider em breve. Espero melhorar a performance. Por hora, não recomendo.
   

3 comentários:

  1. Cara comprei um motor desses e não consigo fazer funcionar ja tentei umas 10 regulagens e nada
    vc chama de baixa aquela ao lado do motor. na alavanca do acelerador ???

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  2. O problema este motor é que leva muito mais tempo para amaciar que qualquer um glow de sua equivalência, mas depois de completamente amaciado ele pega fácil, na mão, hoje só uso ele pressurizado no escapamento original dele, veja alguns vídeos dele no youtube de "bado65", como ele funciona redondo, tenho dois

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    Respostas
    1. Legal Bado! Vou ver os vídeos! Valeu pela dica!!!!
      Silvinho Agostini

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