Mais segurança para nossos modelos. (by Diniz Esteves Enterprises)
Dica importante para a segurança do hobby
Um acessório praticamente indispensável para quem se preocupa com a segurança de nossos modelos é o Voltímetro para a bateria do receptor - "VoltWatch2".
Os transmissores sempre tiveram um marcador de voltagem da bateria que nos mostra quando temos que parar de voar. Porém não tinhamos nenhum controle sobre a carga da bateria do receptor a não a suposição que com tantos miliampéres de carga podíamos fazer tantos vôos. O "VoltWatch2" da Hobbico (HCAP 0332), nos informa através de LEDs indicativos a voltagem da bateria que alimenta o receptor nstalado no modelo. Sem o uso deste tipo de engenho, corremos o risco de ficar sem carga no receptor durante o vôo por desconhecimento das condições da bateria.
O voltímetro "VoltWatch2" é ligado em qualquer canal vazio no receptor ou, se todos os canais estiverem preenchidos, através de uma extensão "Y".
O consumo do "VoltWatch2" é muito baixo; cerca de 4 a 34mAh.
Como Funciona
O primeiro LED verde fica acesso quando a bateria está com plena carga.
À medida que a voltagem da bateria vai caindo o LED anterior se apaga e o seguinte se acende até permanecer acesso o primeiro LED amarelo indicando que a voltagem da bateria está baixa e devemos parar os vôos.
São dois LEDs amarelos e um vermelho que indica bateria com voltagem muito baixa.
Além de mostrar a voltagem da bateria, o "VoltWatch2" também mostra se há alguma lincagem que não se move livremente e está drenando carga da bateria. Mostra também se algum servo está sendo travado em seu curso.
Nestes casos, ao se acionar o comando afetado, passarão a acender os LEDs de baixa voltagem indicando um consumo anormal da bateria. Sempre há uma queda da voltagem quando se acionam os comandos mas se a queda for grande verifique servos e lincagens.
Este aparelho pode dar uma indicação da adequação dos componentes instalados. Por exemplo; se não houver lincagens agarrando e/ou travamento de servo e mesmo assim ao se acionar todos os comandos o LED vermelho se acende estando a bateria totalmente carregada pode ser que:
- A bateria esteja ruim ou inadequada para suprir a demanda de energia.
- A chave Liga-desliga e/ou as extensões não permitem a passagem da corrente necessária. Neste caso é necessária a troca por uma chave e extensões tipo "Heavy-Duty".
A leitura do "VoltWatch2" deve ser feita alguns minutos após o rádio ter sido ligado e logo após cada vôo para evitar falsa informação fornecida pela bateria "descansada".
"Air Alert"
Outro aparelho que indica quando a bateria do receptor está baixa é o Monitor de vôo "Air Alert" - HCAP 0335.
O "Air Alert" é ligado ao canal do motor no receptor. O servo do motor é ligado no "Air Alert". Quando a voltagem da bateria chegar abaixo de 4,6V (bateria de 4,8V) uma sequência de dois "bips" será ouvida indicado bateria baixa. O mais interessante mesmo é que se você voa sobre capinzal ou qualquer área de difícil localização do modelo, no caso de uma queda, o "Air Alert" o ajudará a encontrá-lo. Um minuto e meio após o transmissor ser desligado o "Air Alert" emitirá longos sinais indicando a sua localização.
Dica importante para a segurança do hobby
Um acessório praticamente indispensável para quem se preocupa com a segurança de nossos modelos é o Voltímetro para a bateria do receptor - "VoltWatch2".
Os transmissores sempre tiveram um marcador de voltagem da bateria que nos mostra quando temos que parar de voar. Porém não tinhamos nenhum controle sobre a carga da bateria do receptor a não a suposição que com tantos miliampéres de carga podíamos fazer tantos vôos. O "VoltWatch2" da Hobbico (HCAP 0332), nos informa através de LEDs indicativos a voltagem da bateria que alimenta o receptor nstalado no modelo. Sem o uso deste tipo de engenho, corremos o risco de ficar sem carga no receptor durante o vôo por desconhecimento das condições da bateria.
O voltímetro "VoltWatch2" é ligado em qualquer canal vazio no receptor ou, se todos os canais estiverem preenchidos, através de uma extensão "Y".
O consumo do "VoltWatch2" é muito baixo; cerca de 4 a 34mAh.
Como Funciona
O primeiro LED verde fica acesso quando a bateria está com plena carga.
À medida que a voltagem da bateria vai caindo o LED anterior se apaga e o seguinte se acende até permanecer acesso o primeiro LED amarelo indicando que a voltagem da bateria está baixa e devemos parar os vôos.
São dois LEDs amarelos e um vermelho que indica bateria com voltagem muito baixa.
Além de mostrar a voltagem da bateria, o "VoltWatch2" também mostra se há alguma lincagem que não se move livremente e está drenando carga da bateria. Mostra também se algum servo está sendo travado em seu curso.
Nestes casos, ao se acionar o comando afetado, passarão a acender os LEDs de baixa voltagem indicando um consumo anormal da bateria. Sempre há uma queda da voltagem quando se acionam os comandos mas se a queda for grande verifique servos e lincagens.
Este aparelho pode dar uma indicação da adequação dos componentes instalados. Por exemplo; se não houver lincagens agarrando e/ou travamento de servo e mesmo assim ao se acionar todos os comandos o LED vermelho se acende estando a bateria totalmente carregada pode ser que:
- A bateria esteja ruim ou inadequada para suprir a demanda de energia.
- A chave Liga-desliga e/ou as extensões não permitem a passagem da corrente necessária. Neste caso é necessária a troca por uma chave e extensões tipo "Heavy-Duty".
A leitura do "VoltWatch2" deve ser feita alguns minutos após o rádio ter sido ligado e logo após cada vôo para evitar falsa informação fornecida pela bateria "descansada".
"Air Alert"
Outro aparelho que indica quando a bateria do receptor está baixa é o Monitor de vôo "Air Alert" - HCAP 0335.
O "Air Alert" é ligado ao canal do motor no receptor. O servo do motor é ligado no "Air Alert". Quando a voltagem da bateria chegar abaixo de 4,6V (bateria de 4,8V) uma sequência de dois "bips" será ouvida indicado bateria baixa. O mais interessante mesmo é que se você voa sobre capinzal ou qualquer área de difícil localização do modelo, no caso de uma queda, o "Air Alert" o ajudará a encontrá-lo. Um minuto e meio após o transmissor ser desligado o "Air Alert" emitirá longos sinais indicando a sua localização.
Tá, mas aonde tem isso? E quanto custa?
ResponderExcluirClebinho.