Glossário do Aeromodelista (Fonte: periódico da loja A. Corsino Ltda.):
Aeromodelista: Aquele curioso que pensa que sabe e entende de tudo sobre aeromodelismo.
Agulha do carburador: Peça para todos fuçarem, de fácil quebra na queda e difícil de ser encontrada nas lojas do ramo.
Asa: Ver asas.
Asas: Ver biplano.
Aterrisagem: Bater primeiro com as rodas no chão e depois dar vários pulinhos.
Aterragem: Bater com tudo de uma vez só no chão.
Biplano: Ver asas (duas vezes).
Bateria (ni-start): Serve principalmente para desconfiar que não esta carregada e pedir emprestada ao colega.
Bequilha: Peça de arame com rodinha e borracha na ponta, que entorta todas as vezes que o aeromodelo pousa.
C.G.: Ponto sempre procurado e encontrado no lugar onde não deveria de ser. Também pode ser Com que Gravidade a hélice bateu no dedo do aeromodelista.
Combustível: Material caro, que dá um trabalho danado pra limpar do modelo após o uso.
Carburador: Um monte de peçinhas e parafusos, que todos mexem mas ninguém entende. O mais comum fica atrás da hélice antes do modelo cair.
Cabrar: Ato de tentar tirar o aeromodelo de uma queda fatal.
Decolagem: Ato de arrancar o aeromodelo do chão fazendo uma curva do lado contrário que o piloto imaginava fazer.
Dederência: Problemas causados pela peça que fica atrás do transmissor. É a maior causadora de quedas, porém, nunca admitida.
Empenagem: Rabo do avião, normalmente empenado, que as vezes sobra após uma queda.
Gama FAI: Eletrocardiograma no céu.
Hélice: Primeira peça a tocar no chão após um vôo mal sucedido. Serve também para fatiar dedos e dar lucros para logistas e farmácias.
Helicóptero: Avião de rosca.
Incidência: É a ciência do chutômetro, feito com um palitinho de sorvete (usado), na frente ou atrás da asa.
Interferência: Fato sempre culpado pela dederência. Acontece muito entre os veteranos, quando derrubam seus modelos.
Jatos: Ver pulsojato.
Loja especializada: Local onde procuramos aquilo que eles não tem, e compramos um monte de coisas que não estávamos precisando. Quando chegamos em casa, verificamos que não compramos o que queríamos.
Manicaca: É o principiante de pilotagem, MANIacos que normalmente só fazem CACAS.
Manobra: Perda momentânea do controle do aeromodelo.
Modelo escala: Replica de avião, que não sai da parede do aeromodelista.
Modelo FAI: Aeromodelo que leva no mínimo 1 hora para prepará-lo para voar; e dá sono a quem está assistindo o vôo.
Modelo esporte: Caixote com asas para treinamento de como atingir a pista, sem danificá-lo muito.
Motor: Engenhoca que em casa funciona as mil maravilhas e na pista dá um trabalho danado para funcionar: morre fácil; não dá marcha lenta, etc.
Mecânico: Puxa-saco de piloto.
Nariz: Parte dianteira do aeromodelo, onde, na maioria das vezes, fica o motor. (P.S.: Quando falamos a um manicaca para levantar o nariz do aeromodelo ele levanta sua cabeça.
Over wing: Manobra que poucos sabem fazer e precisamos de dicionário em Inglês para sua tradução.
Pouso: Agressão à pista.
Queda: Ver pouso.
Receptor: Equipamento eletrônico que fica dentro do aeromodelo antes e durante o vôo. E fora, após a queda. Normalmente sofre de interferências estranhas.
Sustentação: Gasto mensal com o equipamento.
Trem de pouso: Conjunto de arames e rodinhas que sempre entortam na hora do pouso. Agressor da pista.
Retrátil: Idem trem de pouso, que normalmente não funciona e entra dentro do aeromodelo na hora do pouso ou no táxi.
Start: Aparelho economizador de dedos.
Tanque: Recipiente onde é depositado o combustível, terra e outros detritos entupidores de carburador.
U-Control (VCC): Modalidade do aeromodelismo, onde o aeromodelista amarra o avião com duas cordinhas para fazer teste de labirintite.
Vela: Pecinha que fica na parte superior do motor sempre acusada de estar queimada quando o motor não pega.
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