Ao tentar fazer funcionar o meu Zenoah 80cc, ainda no nariz do PA-18, a máquina pegou, mas vi que precisava de uns ajustes na bancada.
Coloquei a máquina na bancada e mandei ver.
Com uma Mejzlik 26x10 (fora da faixa recomendada pelo manual) o motor pegou na média pra alta e eu passei rápido para trás da bancada para desacelerar. Foi a conta.... o motor voou literalmente da bancada.
A força foi tanta que a banca não aguentou, rachando o esteio de braúna ao meio e escapando a parede de fogo da bancada.
Por sorte, a terra que está na frente da bancada estava fofa pela chuva e não houve danos:
É, realmente com motor não se brinca, principalmente quando gira uma hélice. Ontem foi dia então! Vou ser mais modesto: resolvi ligar meu OS .25, veim, pra "desenferrujar" e num piscas de olhos, daquelas "manicaquices", pimba!lá se foi meu dedo ganhar uma cabeça roxa! Oh, e dói!P.Q.P.!Mas, como no caso do twin, nas além de um dedo dolorido. Foi bom pra lebrar que mesmo pequeno, pode ser poderoso!
ResponderExcluirO mesmo cuidado se aplica aos elétricos. São muito mais "agressivos" do que demonstram, principalmente com as hélices afiadas, as quais a gente às vezes se esquece de balancear.
E isso aí! Bons Ventos, mas com Prudência e Respeito aos giros!
Clebinho.