![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjQHpd2aboPt6bXpXH_1TwrLZPJjMjL3j_txz0m4013rHDTvndZmapUTAjHWUpsh5j7xY5zcMOdeWCn5xdNdeOAlMUlcnslRfqjm4ZlBsjCbWnYgD5r87WJwwgfbgnuDfP3nt1qcOlkayo/s320/010130060310-laser_aircraft.jpg)
Aeromodelo voa com a energia de um raio laser
Em 2003, cientistas da NASA fizeram a primeira demonstração de um avião movido unicamente pela energia de um raio laser. Agora foi a vez dos japoneses mostrarem sua versão da mesma tecnologia.
A equipe do professor Nobuki Kawashima, da Universidade Kinki, Japão, fez a coisa um pouco diferente: ao invés de um aeromodelo inteiramente movido pela energia de um raio laser, situado em terra, eles incluíram no avião uma bateria, que é responsável pela decolagem.
Quando o pequeno avião atinge cerca de 50 metros de altitude, ele passa a voar com a energia do laser. A utilização da energia da bateria para a decolagem dá maior mobilidade e rapidez ao avião, além de simplificar o projeto do laser, que deve atingir com precisão as células solares instaladas no avião. No protótipo apresentado, a margem de erro do foco do laser é menor do que 1 centímetro.
O aeromodelo mede 78 centímetros e pesa 800 gramas. A leveza faz com que seu vôo seja mais parecido com o vôo de uma pipa do que de um avião. Só que, neste caso, uma pipa solta ao vento presa por um fio de luz.
O professor Kawashima afirma que seu pequeno avião a laser deverá chegar ao mercado em dois ou três anos, voltado para aplicações como entretenimento, sobrevôo de áreas devastadas por acidentes e para entretenimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Identifique-se, sempre!