sexta-feira, 15 de abril de 2011

Essa é para os engenheiros de plantão! ENVENENANDO UM MOTOR!

Vocês já pensaram naquele motor usado que ainda tá dando um caldo, mas bem que poderia ser "melhorado"?

Pois é, tá aí uma dica do Ivan Plavetz, piloto de helicópteros, que envenenou o motor O.S. 61 SX-H do seu heli em agosto/98, e, como todo aeromodelista que tem "metanol na veia", repassa a informação a quem queira experimentar, e "de grátis":


"Veneno no Motor
Autor: Ivan Plavetz 08/98


Este teste foi realizado com o motor O.S. 61 SX-H que equipava o helicóptero do próprio autor da matéria.


Retirando a camisa do motor e com uma ferramenta Dremel, desbastei cerca de 0,5 mm cada um dos buracos, remontei o motor e o coloquei de volta no helicóptero.
Ansioso, corri para o Aeroporto de Ijuí (RS) verificar se houve alguma melhora. Sim, "pero no mucho"! Voltei para casa e refiz o trabalho, aumentando só mais um pouquinho os dois buracos, com medo de danificar o motor com a Dremel. Reinstalei o motor no helicóptero e voltei depressa ao aeroporto. Ficou melhor, porém, ainda muito abaixo do rendimento dos helicópteros dos competidores que eu já me acostumara a encontrar em provas internacionais usando o mesmo equipamento. Que fazer?
Matutei, matutei! Passaram-se uns tempos e decidi radicalizar. Arrisquei mexer outra vez no motor, mas, desta vez, abri o máximo possível a abertura de saída do escape. Com a Dremel, desbastei os buracos até que ficassem com a mesma altura do buraco de escape do bloco do motor. Recoloquei tudo no helicóptero e fui mais uma vez fazer o teste. Supimpa!
Finalmente, meu motor apresentou o mesmo rendimento que eu tanto via nos bons helicópteros dos competidores de ponta! Não sou um especialista em motores, por isso, não me perguntem com base em que teoria esse truque funciona. Mas que funciona, funciona!
Hoje eu mexo em todos os motores que uso. Antes de instalá-los no helicóptero, a primeira coisa que faço é tirar o cabeçote, puxar a camisa e retificar as saídas de escape. Até hoje, todos os motores desse tipo e marca nos quais fiz a retífica do escape apresentaram bom rendimento. Até fiz um teste, usando dois helicópteros iguais, ambos motor O.S. 61 SX-H, um deles, mexido por mim mesmo e, o outro, com camisa e pistão preparados pela Nelson, dos EUA. Falo sério: não notei a mínima diferença de rendimento entre os dois!


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