Há algum tempo, venho testando em meus aeros, o Neoprene da Du-bro como alternativa para as mangueiras internas no tanque de combustível dos aeros com motores movidos a gasolina, ao invés do tradicional Tygon amarelo.
A questão é que, se não voarmos sempre o avião "gasolinado", as mangueiras de Tygon que ficam dentro do tanque têm a tendência de enrijecer e, com isso, o pescador, após meio tanque, mais ou menos, por estar rígido, fica fora do combustível em manobras como o voo de dorso, por exemplo.
E, por consequência, o motor apaga.
A idéia do Neoprene se deu por conta do tubo de gasolina de motores de roçadeiras, motos, ou outros motores que têm em sua linha de alimentação esse material e estão sempre flexíveis.
Até agora, eliminei o problema dos "apagões" do meu Azulão 2, após meio tempo de voo, apenas trocando a mangueira do pescador.
Nas linhas de alimentação e suspiro/"ladrão", poderá ser utilizado, normalmente, o Tygon, até mesmo pela transparência dessas mangueiras.
Na foto acima, imaginemos um tanque de gasolina adaptado: 3 tubos em borracha própria para gasolina, com dois pescadores:
O pescador pontilhado serve para o abastecimento/desabastecimento de combustível;
O pescador em primeiro plano, para a linha de abastecimento (tanque carburador);
O terceiro tubo, dobrado para cima, é o suspiro ou ladrão, que servirá para indicar tanque cheio e manter a vazão de combustível (entrada de ar).
As mangueiras utilizadas nesses pescadores deverá ser de Neoprene.
Pode-se melhorar a fixação das mangueiras nos tubos, pela parte interna da borracha de vedação do tanque, utilizando-se do arame que vem amarrando cabos, sacolas, peças (o que vem com uma capinha plástica externa) para prender as mangueiras a esses tubos, retirando-se, contudo, a capinha plástica que envolve esses araminhos.
Taí mais uma dica! Querendo, anote!
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