domingo, 29 de agosto de 2010

Carburador Walbro "Big Bore"


Um modelo de carburador Walbro utilizado em motores náuticos (nautimodelismo) é o carburador Walbro Big Bore (grande entrada, numa tradução literal).

Com um diâmetro maior na entrada do ar, há um incremento de cerca de 15% em rpm's nos motores náuticos, o que, por experiência própria, reflete também, nos motores aéreos.

Evidemente, isso demanda mais consumo.

Entretanto, como se trata de gasolina como combustível, vale à pena, pelo custo desse tipo de combustível.

O "pulo do gato" está na regulagem desse tipo de carburador.

Fecha-se as duas agulhas, abrindo-se uma volta em cada uma delas. (H/L). Essa regulagem requer extremo cuidado porque deve ser feita como motor em média/alta.

Após acertar a baixa como normalmente é feito nos modelos convencionais, o ajuste da alta é que "manda na casa"!

Fecha-se a agulha de alta até que o motor, ao ser acionado abruptamente o acelerador, tenda a apagar.

A partir daí, abre-se a agulha de alta em 5 min. anti-hórários até que o motor responda na máxima, redondo.

Aí é só equalizar a mistura abrindo-se mais ou menos 1,5 min. (anti-horário) a agulha de baixa.

Fiz isso na bancada com o 15cc com um carburador comum (oringinal do motor) pra ver no que dava.

Fiquei surpreso com o resultado.

Excelente!!!

Mas.... isso requer certa manha com motores gasolina. Senão ele não vai pegar nem a porrete!!!

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Se a moda pega, vai ter gente desmontando Kombi!!!!!



E olha que eu já tive um Corcel!!!!!

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

INFORME AITA - 01/2010

A Associação Itaperunense de Aeromodelismo - AITA, através de seu Presidente, Reinaldo Vasconcelos e de sua Diretoria constituída, Diretor Técnico, Silvinho Agostini; Diretor Financeiro, Edemar, Diretor Social, João Defaveri, informa a todos que não é responsável pela revoada marcada para o dia 29/08, próximo domingo.

Trata-se de um evento realizado pelo Daniel Barreto - AeroItap, no intuito de promover um congraçamento entre os Pilotos da região.

Ao ensejo, a pedido do Reinaldo de Itaperuna (Bila), informo que, segundo ele, a montagem de kit's (ARF's) obedecerá a segunte tabela:


KIT ARF SEM ADAPTAÇÃO: 30% DO VALOR DO KIT;

KIT ARF COM ADAPTAÇÃO: 40% DO VALOR DO KIT.

sábado, 21 de agosto de 2010

Clube de Aeromodelismo Aerocircus - Joinville/SC

Esse Gee Bee que voa lá, custa mais ou menos o equivalente a um Corola (Ai denteeeee!!!!)

Um dos encontros de jatos realizados por lá.


O Comandante André Girarddi do Clube de Aeromodelismo Aerocircus de Joinville, mandou-me um scrap para divulgação do evento deles.
É longe, claro!
Mas vale a pena dar uma olhadela nas máquinas que voam lá....

terça-feira, 17 de agosto de 2010

1° WORKSHOP VIRTUAL AEROFANÁTICOS





VÔO COM FAIXA – PROCEDIMENTOS


Todas as empresas sempre buscaram um jeito novo e melhor de divulgar suas marcas e produtos. Atualmente existem diversos tipos de mídia, intenet, televisão, rádio, carros de som, letreiros luminosos, painéis de led, entre outros. Mas acredito que nenhum chama tanto a atenção quanto a mídia aérea, se assim podemos definir o ato de um avião rebocar uma faixa. Não há quem não olhe, todos tem a curiosidade natural de ver o que está escrito naquela faixa que o avião leva. É diferente de qualquer outro tipo de mídia, atinge centenas ou milhares de pessoa num evento. No nosso caso, com aeromodelos, uma mídia ainda quase inexplorada, vou mostrar aqui o que é preciso e como deve ser feito com segurança o vôo com faixa em aeromodelos.


A FAIXA


Deve-se escolher a faixa de acordo com o tamanho do aeromodelo que vai rebocá-la. Ex: A faixa para vôo com aeromodelo, assim como nos aviões tripulados, deve ser escrita com letras bem grandes, logomarcas podem até ser usadas, mas o nome da empresa deve mesmo assim ser escrito com letras em maiúsculas e bem grande à frente da logomarca. Deve-se também usar madeiras no início, no meio e no fim da faixa para que esta fique esticada no céu. Também é obrigatório o uso de um contrapeso no início da faixa para que esta fique na posição correta, no caso vertical, também usa-se ao final desta uma tela para que a faixa fique esticada e o vento não faça a faixa bater, caso em que o vôo e o visual serão prejudicados.


O AVIÃO


Não é à toa que os aviões tripulados que rebocam faixa sejam de configuração asa alta. Estes oferecem mais estabilidade no vôo com faixa, também são capazes de pousar em pistas mais curtas (vale também a mão do piloto). Já testei alguns aeromodelos para vôo com faixa, entre eles o MELHOR foi o PIPER ¼ de escala com motor 30 cc à gasolina. Este sim foi conjunto perfeito. Um motor potente, com um avião dócil, fácil de voar e pousar em pistas curtas, o que é muito necessário e comum neste tipo de vôo. Ele voa com folga de potência, exigindo pouco mais que meio motor para subir e em vôo normal pode-se reduzir o motor para menos de meio motor sem riscos, o avião continua estabilizado, como se nada estivesse sendo rebocado.


POUSOS E DECOLAGENS


Voar com faixa exige que o piloto tenha que fazer vôos em locais não habituais, ou seja, ele não vai encontrar em cada cidade que for realizar este tipo de trabalho condições que sejam as melhores possíveis, como uma pista longa, larga, ou sem obstáculos por perto. Geralmente os pousos e decolagens são feitos em campos de futebol, estradas abandonadas e por aí vai. Mas claro que tudo tem um limite, não se pode aceitar a imposição de um cliente, sendo que a situação pode colocar em risco outras pessoas ou sacrificar o equipamento. *** VOANDO EM LUGARES DE PISTA CURTA, ESTRADAS, CAMPO DE FUTEBOL, É MELHOR NÃO DESENGATAR A FAIXA NA APROXIMAÇÃO PARA POUSO ***

Não faça mecanismos para desengatar a faixa do aero. Decole e pouse com a faixa engatada, isso reduz a velocidade no pouso em pista curta.


O PILOTO


Esta é a peça mais importante deste quebra-cabeças. O piloto deve ter MUITA, mas MUITA experiência em aeromodelismo. ESPECIALMENTE POUSO E DECOLAGEM EM PISTAS CURTAS E ESTREITAS, campos de futebol, estradas abandonadas, entre outros. O vôo com faixa vai ser uma experiência nova. Deve-se primeiro treinar o vôo em uma pista longa e larga num dia sem vento, para que este veja como vai ser o comportamento do aero com a faixa engatada. Lembre-se: Você só fica bom naquilo que você treina. Deve-se sempre lembrar que o comportamento do avião muda totalmente. Ele fica mais lento, exige mais potência na decolagem e um pouso com motor com um pouco de giro ( nunca em marcha-lenta). O pouso com faixa engatada É SEMPRE CRÍTICO. Quem decide se deve ou não voar sob determinadas condições (vento forte, local muito ruim), é o piloto. O vôo com responsabilidade também é obrigatório.



"Bem, amigos do Aeromodelismo", a partir desta postagem daremos início ao 1° Worshop Virtual Aerofanáticos, abordando temas que envolvem diretamente esse fantástico esporte: A ARTE DE VOAR COM OS PÉS NO CHÃO, onde apresentaremos os trabalhos dos ESPECIALISTAS de nossa região nos mais variados aspectos do Aeromodelismo.


Serão explanados temas como a Organização de Clubes e Associações de Aermodelismo; Eletrônica, Eletropropagação e Tendências no Aeromodelismo; Mídia e Divulgação no Aeromodelismo; FPV - Voo em Primeira Pessoa no Aeromodelismo; O VCC, a Modalidade-Mãe do Aeromodelismo; Manutenção e Organização das Pistas de Aeromodelismo; Organização de Eventos e Encontros de Aeromodelismo , Aspectos Técnicos de Segurança e Prática do Aeromodelismo e As Asas Rotativas no Aeromodelismo, Aspectos Gerais.

Já foram contactados todos os maiores ESPECIALISTAS nos temas da nossa região e todos me deram a honra de aceitarem o convite:

São eles: Reinaldo de Itaperuna (AITA), Edemar de Itaperuna (AITA), Alessandro de Carangola, Fernando de Muriaé, Leo de Leopoldina, Aloísio do Muriaero, Juliano Jureba do AeroBJ e Saulo Agostini de Belo Horizonte.

Na medida em que os temas forem chegando farei a publicação dos mesmos, tal como originalmente formatados.

Agradeço a todos que se propuseram a colaborar e, acima, o primeiro trabalho apresentado pelo Alessandro de Carangola, sobre o tema: MÍDIA E DIVULGAÇÃO NO AEROMODELISMO




domingo, 15 de agosto de 2010

Encontro de Aeromodelismo em Leopoldina/MG - 04/07/10


Um presente do Cássio (Piloto de Cataguases/MG) que registrou um dos momentos de alegria daquele grande domingo aéreo. Acima, no suporte, o "AeroFrank" do Cássio que voou mto bem!!!

www.aerokta.blogspot.com

O novo "brinquedim" do Tiririca!!!


"Cunhada a ouro azul" (rsrsrsrsrs...) o Tiririca vai usar essa "minúscula" bombinha com dispositivo de proteção de acionamento de mísses de caças para abastecer com querosene o tanque do "chaaato" dele..... (E até agora ele não comprou os extintores......)

sábado, 14 de agosto de 2010

Reinaldo Luciano Carola - Uma história de amor ao aeromodelismo!!!




A história desse AEROMODELISTA de Timóteo(MG), demonstra o quanto ele ama o aeromodelismo e quanto nesse esporte cabem a simplicidade, a humildade e a dedicação!!

A Hobby News n° 71 (última nas bancas) publicou uma matéria sobre esse grande PILOTO (pags. 10/11)

Parabéns, REINALDO CAROLA!!!



Com essa postagem o Aerofanáticos atinge 201 post's em sua existência! Obrigado a todos!!!!
Silvinho Agostini

EM BREVE, O 1° WORKSHOP VIRTUAL - AEROFANÁTICOS

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Esse vale à pena ser divugado!!!!




Baba, Silvinho!!!!!!
Postagem da galera do Aeroloucos VRB - Uma homenagem ao Comandante Cleyton (Micróbio), o Rei da Bactéria!!!!!!!
Quique Somenzine, o pai do Estilo Livre!

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Em breve, nos céus da região....

Fokker D VII 60 ARF - 63,4"
15cc gasolina




Um desafio a encarar....

Montagem e pilotagem!
(A essa altura da "idade", me meto nisso... Tomara que dê certo!!!!)

Proteção de verdade! (Vibrações)

DUBR 513 - 514



(By Diniz Hot Stuff - HN n° 62)

"A proteção oferecida pelas espumas plásticas como as encontradas em embalagens, poltronas, buchas, etc. é eficaz no caso de amortecimento de choques.
Porém pode não impedir a transmissão de vibrações como a causada pelos nossos motores a combustão.
Por isso é importante que sejam usadas as espumas de borracha como a fornecida pela Du-Bro em duas espessuras (DUBR 513 e DUBR 514) para proteção dos componentes eletrônicos, principalmente os receptores.
A vibração vai fragilizando esses componentes vitais até que deixem de funcionar sem nenhum aviso.
Pelo mesmo motivo, os tanques de combustível ficam mais bem protegidos contra vibrações, que causam bolhas de ar, quando envolvidos em espuma de borracha e não em espumas plásticas.
As bolhas afetam a regulagem e o funcionamento normal do motor."


Tais espumas podem também ser encontradas em casas que vendem materiais de selaria.
Lembrando, também, que isolamentos ou travas à base de isopor, não absorvem vibrações e acabam se soltando deixando a peça que deveria ser fixa, solta na fuselagem.


Taí, a dica!!!!
Silvinho Agostini

sábado, 7 de agosto de 2010

Parabéns aos PAPAI's AEROMODELISTAS!!!

Um grande abraço a todos os PAPAI's AEROMODELISTAS, pelo dia de vocês e que o PILOTO MAIOR, que deu-lhes essa imensa graça, possa abencoá-los sempre, cubrindo de alegrias, saúde, paz e prosperiadade o lar de todos!!!

Céus de Brigadeiro, Biruta Cheia e Bons Ventos a vocês, INDISTINTAMENTE!!!!

Silvinho Agostini

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Dragster com turbina! Olhem o que esses caras inventam!!!



Tiririca, acho que nesse aí o "preju" seria menor. Além de ser aproveitado também como churrasqueira e maçarico......

2° ENCONTRO NACIONAL DE AEROMODELISMO EM PRIMEIRA PESSOA (FPV) - ASAS DO JAPI - JUNDIAÍ/SP


A pedido do nosso amigo Leo/Leopoldina, o japa mais sofisticado do aeromodelismo da nossa região, que já voa FPV, segue, em divulgação o cartaz do JAPI Aerofest, que será realizado em outubro desse ano.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

7ª REVOADA DOS AMIGOS DO AEROBJ


O AEROBJ, Grupo de Aeromodelismo de Bom Jesus do Itabapoana /RJ , convida a você e seu grupo para a 7ª REVOADA DOS AMIGOS DO AEROBJ .

O evento será realizado no campo de aviação da Usina Santa Isabel, em Bom Jesus do Itabapoana/RJ, no dia 15 de AGOSTO DE 2010 a partir das 9:00 .

ALMOÇO GRATIS PARA OS PILOTOS .

Vamos ter prova urubu fly e estilo livre com troféus.

Contatos:
www.aerobj.blogspot.com
E-mail: julianojmd2@hotmail.com
Telefone : (22) 98045950 (22)81386138 FALAR COM O JUREBA .