segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

MONITORAMENTO DE BATERIAS DE LiPo


Um dispositivo muito interessante e útil é utilizado pelos Pilotos da AITA - Associação Itaperunense de Aeromodelismo para monitorar a carga das baterias de LiPo de várias células (há um modelinho específico para cada tipo de bateria em número de células), e ainda emitindo um som de alerta de fim de carga, além de um led na cor azul para indicar carga "boa", passando para outro led vermelho indicando final de carga.
São utilizados nos modelos elétricos, mas é uma excelente opção para monitorarmos as cargas das baterias dos "grandões", tipo Rx, IE's, bomba de fumaça.
É encontrado com preço muito bom na Hobby King.
Basta soldar o conector que vem com o aparato nos fios preto e vermelho e ligá-lo no plug de equalização de células da bateria, um fio em cada extremidade, respeitando-se, evidentemente, a polaridade da bateria e a cor dos fios do monitor.
É claro que isso não substitui a carga antes do final de semana de voos.
E nem deve ser considerada a utilização de equipamentos de origem duvidosa (servos, Rx, baterias, Tx...) em aeros de motores combustão, principalmente nas pequenas aeronaves, como é o caso dos aeros com motorização de 50cc para cima.
Nesses, o equipamento de bordo é de suma importância para garantir a tranquilidade do Piloto, além da segurança no voo.
(E o bolso!)

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

TRANSPORTE ALTERNATIVO PARA "GIGANTES"


Pra que gastar uma fortuna com "carretinhas", se podemos carregar nossos "gigantes" com preços e condições beeemmmm mais baratas????


E aí Lambizame????? Onfs!!!!!!!!
A propósito, Tiririca, dá uma olhada nesse link, depois: www.carretasrusso.com.br/?route=Home/albumView/66/
Não sei o preço. Mas essas são daqui de perto: São Fidélis/RJ.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

PA-18 "mais em conta na motorização"!












Para os apaixonados pelos "Cub" como eu, eis uma forma de "baratear" um 1/3 de escala com motorização DLE-55.
Não será um aero com performance acrobática. Mas atenderá aos Pilotos que, assim como eu, curtem o voo escala, com possibilidade de algumas acrobacias básicas.

E aí, Gilmar "Collector", bora formar um "trio"???



terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Webra fecha as portas de sua fábrica!


Por Tibério (Webperfil-Orkut-Comunidade Aeromodelismo-01/11):

"Webra fecha as portas
A famosa fábrica de motores anunciou que encerrou suas atividades em 23 de dezembro.
Alegou que não podia mais competir com os produtos chineses de baixa qualidade que conquistam o interesse do público devido aos preços baixos.
Lamentável. Ainda soa como música o som dos meus aeromodelos impulsionados por esses robustos e potentes motores. Não sei onde isso vai parar. Qual será a próxima?
Abaixo a nota original divulgada no site da Webra:

From their website:
Dear Webra Customer,
We are so sorry to announce you that our company
WEBRA Modellmotoren GmbH & Co. KG in A-2551 Enzesfeld, Eichengasse 9 – AUSTRIA
is in bankruptcy and cease to Thursday, December 23, 2010 its activities for model engines and electronics products.
The reason why this happens was the low cost products made in China which comes more and more for toys as for the real model building. Therefore found the market lower and lower interest in our high quality products.
By this way we will thank you for your good co-operation in past and we will wish you all the best and many business success in future.
Remain with
„Many happy landings“
Yours WEBRA-Team

Não deixa de ser preocupante. Se a moda pega, em pouco tempo só teremos "ching lings" no mercado...

Esses motores austríacos são verdadeiros "canhões", embora não sejam muito conhecidos aqui na nossa região.
São mais usados em helicópteros de alta precisão, além da especialidade diesel da fábrica.
Recentemente, estavam aperfeiçoando um sistema para motores movidos a gasolina, na faixa de 15cc.

É lamentável, messsmo!!!!

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Respeito aos seus clientes. A Spektrum tem!!!


http://spektrumrc.com/Products/Support.aspx?ProdID=SPM8800

O link acima nos dá conta de um problema (bug) em alguns modelos do rádio Dx-8 da Spektrum que pode até causar a perda do "binding" em pleno voo o que, fatalmente, trará prejuízos aos mais afoitos que adquiriram esse produto antes que passasse pelo teste de campo como é prudente de se fazer diante de lançamentos na área tecno-eletrônica ou telecomandos.
O rádio, cujo número sequencial está descrito na parte traseira interna precisa ser atualizado na sua distribuidora (Horizon Hobby), caso apresente esse bug.

Óbvio que o inexperiente não saberá identificar esse "bug" por conta de se tratar de falha no "travel adjusting" dos servos, assim como na "bindagem" no sistema.

O rádio é excelente, óbvio! Mas como apresenta novidades, principalmente na área da telemetria precisa ser mais "amplamente" testado para que não passemos por prejuízos desnecessários.

Aos Pilotos que me consultaram sobre esse modelo, o Dx-8, eu sugiro que aguardem um pouco mais porque outros "bug" podem aparecer nesse sistema. É prudente "(e econômico) aguardar.

Aos que não conseguem segurar a ansiedade (assim como eu, rsrsrsrs...) sugiro o investimento no Hitec Aurora 9 que já está sendo utilizado aqui no Muriaero com muita satisfação.

Outra dica é: não bastar só gostar de aeromodelismo. É preciso estar antenado às novidades do mercado, utilizando as ferramentas que hoje dispomos, com tanta presteza, pra não sofrermos prejuízos desnecessários.

Mesmo com um bolso farto e "fundo", se não tapamos o "rasgo" a grana vai pro ralo.....

Ainda assim, quando a empresa é séria como a Spektrum/JR, ela disponibiliza canais de solução dos problemas de seus produtos e pode até substituí-lo, como já tenho notícias disso.




domingo, 9 de janeiro de 2011

2011 promete!!!!



O ano de 2010 foi muito legal para o Muriaero.
Muitos voos, muitas estréias, lenhas que fazem parte, muitos "perrengues" que foram resolvidos quando se tem uma equipe coesa, mas principalmente muito aprendizado.

E o ano de 2011 promete a consolidação do nosso tão amado esporte no Muriaero.

E pra começar 2011 com pé direito eu rendo mais uma vez minhas homenagens através dessa postagem ao ABNEGADO ALOISIO.

Isso, o Aloísio que não mede esforços pra trazer ao grupo Muriaero o conforto, a praticidade, a facilidade e porque não dizer as melhores condições em Muriaé de se praticar o aeromodelismo.

É um líder, sem dúvida! Mas não apenas aquele se intitula o "responsável" apenas em figuração. Esse cara chega junto!!!!!!

Tenho plena convicção de que o aeromodelismo depende muito mais do Aloísio pra prosseguir no Muriaero do que de todos nós outros!

E digo isso com a tranqulidade de quem vai completar 30 anos de esporte agora em 2011.

Então, com a alma cheia de satisfação e alegria, vi hoje no Muriaero a realização de um sonho...

Sim, um sonho que participei da montagem indiretamente, através da humildade de um cara que, sempre ouviu e ouve a voz da experiência mesmo não havendo necessidade dela ao pé do ouvido.

O Aloísio é um "COMANDANTE" na verdadeira acepção da palavra!

E sob a batuta desse cara, o Muriaero recebe sempre de braços abertos, todos os que amam, simpatizam, se interessam ou desejam conhecer esse fascinante mundo da ARTE DE VOAR COM OS PÉS NO CHÃO!

Com esse voo do seu Extra 330 S, o "Extrão do Lambizame" realizado com sucesso total, eu inicio as atividades desse blog em 2011, desejando ao nosso "TIRIRICA" votos de muita saúde, que sua alegria contagiante jamais se esgote e que possamos voar juntos por muitos anos afora....

Céus de brigadeiro a todos e bora voar que o céu é nosso!!!!!

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Pouso real IFR. É tecnologia garantindo a segurança!!!



O pouso foi feito no aeroporto de Guarulhos/SP.
Para vocês terem noção de como é a aproximação e pouso na pista 09 L em Guarulhos-SP, numa manhã nublada, com neblina, teto mínimo e contra o sol.
Vocês verão com os olhos do co-piloto.
Ele colocou um sonzinho pra relaxar a tensão; afinal de contas ele está nas mãos do colega de terra!
Agora dá para entender qual a importância dos controladores de vôo?

(by Reinaldo Vasconcelos- Tibila)