APROXIMANTE: é o camarada que chega na pista com vontade de ser piloto. Namora, pergunta, analisa os preços, tá doido pra brincar de aviãozinho! Não manja nada, mas se interessou pelo esporte porque o molinete quebrou, a mulher não quer ele mais em casa pra não atrapalhar a limpeza do final de semana, ou então tomou esbarrão no parapente ou ultraleve ou a moto de trilha pifou e tá faltando grana pra comprar a relação de transmissão importada!
INICIANTE: esse já comprou o equipamento, tudo novinho ou então usado e bem escatembado, conforme o bolso ou a munheca do interessado. Fica lá na pista, coitado, a espera de um paciente piloto pra ter os primeiros contatos com o fascinante mundo do aeromodelismo. Está afoito e, geralmente, nem dormiu direito na noite anterior por conta do seu "primeiro contato" com o esporte!
PRINCIPIANTE: nessa fase o "candidato" já sabe ligar o motor, taxia quase direitinho, mas sempre esquece de carregar o Ni ou as baterias do rádio. Não tem ainda a caixa de campo e vive pedindo ferramentas, combustível, velas, hélice emprestados pra pagar depois (e nunca paga). Mas tá lá! Sempre frequente na pista!
MANICACA: esse é o pior deles! Voa com instrutor por perto (até decola, às vezes). Mas enche o saco para regular motor, não procura ler manuais, depende demais do instrutor, em quem gruda feito carrapato, tentando absorver o máximo do "infeliz" pra ser igual a ele (o instrutor).
Se decola e faz uma meia dúzia de pousos, acha que sabe. Aí é um perigo para os outros da pista.
Só faz merda! Regra de segurança pra ele não existe. Só quer saber de decolar e voar. E que Deus ajude na hora do pouso. DEPENDE totalmente do instrutor, mas quando decola a primeira vez já o acha dispensável.
Até que vem a primeira lenha... é aí que se define o aeromodelista: se continuar pode ser que seja um aeromodelista de verdade. Mas a maioria desiste e tenta vender o equipamento baratim!!
Pior que, quem compra, quase sempre é outro INICIANTE!!!
Mas dessa fase, o que mais é perigoso é o MANICACA com grana!!!
Esse acha que depois que fez meia dúzia de pousos já está independente e pensa que o bolso dele, além dos equipamentos de primeira linha, compra também a arte de voar...
Aí se estrepa ou "atropela" os outros....
PILOTO: essa fase é legal! Já decola e pousa. Voa muito bem! Comanda a aeronave (e não a aeronave que o comanda). Segue as regras de segurança. Voa pouco. Procura passar as experiências que tem para os outros. Dá conta do seu aero e até ajuda os outros. Está atento às novidades. Gosta de papear depois dos voos com a galera. Normalmente é solicito e deixa a caixa de campo praticamente "aberta" aos demais.
Transmite segurança quando está voando e é bonito de vê-lo controlando a sua aeronave.
É ousado! Mas faz as suas manobras com segurança.
Lenha sim! Mas é por pura ousadia ou pane no equipamento.
Isso porque está sempre experimentando uma nova manobra ou aperfeiçoando o seu voo.
Mas observem: só lenha o seu equipamento. Rara, dificil ou quase "impossivelmente" verão um PILOTO (eu disse PILOTO), danificar alguma coisa que não seja o seu equipamento ou ferir alguma pessoa ou animal.
INSTRUTOR: Esse coitado, sofre!! Domina o aeromodelismo em todas as suas modalidades. É solicitado na pista mais do que mãe quando o filho quer mamar!!
É generoso demais! Sabe tudo de aero, mas tá sempre dizendo que aprende todo dia. É calmo. Respeitado.
Faz de tudo no esporte. E usa as suas "costas", muitas vezes, para carregar o fardo de manter uma equipe, um clube, uma pista em plena atividade.
Dá esporro. E muito! Mas nunca sem ter razão!
Instrutor é aquele a quem se ouve e se faz o que ele sempre recomenda.
E nunca se tenta fazer o que ele faz. É lenha certa!!!!!