terça-feira, 3 de março de 2009

A QUESTÃO DA SEGURANÇA NO AEROMODELISMO

Esse tema dá um belo "tratado". Mas tem que ser sempre levado à tona. Todas as vezes que vemos novatos chegando no esporte, temos problemas dessa natureza. É lógico que de forma generalizada, pois há quem prime pela responsabilidade.
Mas o maior erro que se pode ter no aeromodelismo é achar que é um brinquedo.
Pensemos num aero treinador com motor .46.
Temos ali um equipamento de no mínimo, 2,3 kg., com um motor de cerca de 1,5 HP, girando uma hélice a mais de 10.000 giros.
Ou seja, se mal usado, é uma arma.
Agora imaginem esse aparato atingindo algum bem móvel, imóvel, e pior, pessoas...
Então, só para não me alongar, está mais que na hora das pessoas que estão a mais tempo no esporte, determinarem as regras de segurança de voos para que o esporte seja proveitoso e prazeroso.
Uma simples determinação de rota de voo -- a famosa caixa de voo -- e o "pedir pista" para a aterrissagem, assim como os avisos de que vão decolar, além da checagem da frequência, já seriam uma excelente forma de seguir regras de segurança.
A iniciação ao esporte leva os mais afoitos a não respeitarem essa regra. Mas como eles não estão ainda cientes do que têm na mão, os mais experientes devem agir rápido para que algo mais complicado não aconteça.
E aqui eu falo com a experiência de 29 anos de aeromodelismo sem ocorrências na "ficha", além das lenhas normais e naturais de uma ousadia segura.
Hora de desligar o motor, calçar as rodas e aguçar os ouvidos para ouvir a voz da experiência dos mais capazes para que algo de pior, além das lenhas, não aconteça.

3 comentários:

  1. Concordo 100% contigo... realmente não é brinquedo, temos q pensar na segurança em primeiro lugar.
    Ainda mais comigo pilotando tucano e dando razantes na pista... huahauha
    Luciano W.

    ResponderExcluir
  2. Luciano, meu brother, em termos de segurança, sem puxação-de-saco, o Muriaero está tranquilo.
    Além do espaço ser grande, já há definição de caixa de voo; a cerca de tela já ajuda na proteção e os manicacas (não novatos) têm responsabilidade.
    Manicaca = aeromodelista iniciante e que conhece e respeita as regras de segurança.
    Novato = pseudo-aeromodelista que pensa que, por conta de dois ou três pousos já é um Quickie Somezzini, o inventor do Torque Roll.

    ResponderExcluir
  3. Papo sério, passarada, dói muito um corte de hélice. E sempre vem acompanhado de mais uns 5 talhos, afinal, é um "parafuso" cortando o ar e arrastando uma carga de pelo menos 3kg. Hélice tem passo, recuo, e força, principalmente força dependendo do motor ao qual ela está afixada. Junte isso a um peso que em velocidade se multiplica de forma geométrica, e queira Deus que o dedo de quem está no comando disso tudo tenha pelo menos o bom senso de respeitar o mínimo das regras de segurança! Não voem em cima de público, qualquer que seja! O espetáculo faz parte do show e são merecidos os aplausos; fazer "gracinhas", não! Não permitam isso fora da caixa de voo que estiverem! Abraços! Clebinho-AEROBJ

    ResponderExcluir

Identifique-se, sempre!