sábado, 6 de junho de 2009

Será que são aeromodelistas mesmo?? Ou só estão de passagem pelo esporte??

Já me xingaram de metido, convencido, de me achar o tal...

Mas eu até confesso que sou mesmo um “velho” ranzinza.

A questão é que estão sempre me consultando sobre aeromodelismo em todos os aspectos.

É óbvio que, embora eu pratique esse esporte desde 1980, começando sem um norte específico; tendo que desbravar tudo sozinho mesmo e correr atrás de material técnico, que era uma raridade naquele tempo, de muita novidade nos tempos atuais, eu não manjo, bem como de certas modalidades que não me interessam, tipo helimodelismo e jatomodelismo.

Mas o que eu percebo nesses quase 30 anos de hélice girando em que vivi até hoje, é que a “moçada” se encanta pelo esporte; compra material de primeira, ou usado (segundo as condições de cada um) e, porque fazem o primeiro circuito completo, já querem passar de treinador para asa-baixa; de asa baixa para escala; querem potencializar os aeros achando que isso não vai trazer prejuízo e um monte de outras coisas erradas.
Sequer procuram saber como funciona um aero; um motor; como regular, balancear hélices; qual a vela apropriada; qual a hélice apropriada e até mesmo porque o aero dele voa, lendo o próprio manual do equipamento!

Acham mais fácil pegar “tudo pronto” na pista, sentar o cacete, mostrar que é fera pro cara que ta do lado (que não entende merda nenhuma) e ainda acha que já domina o esporte.

Aí vem resultado, claro: LENHA!!!
E MAIS LENHA... E MAIS LENHA AINDA!!!!!

Bom, eu, quando respondo perguntas, a primeira coisa que penso é no BOLSO de quem está me perguntando, sendo ele “abastado” ou “apertado”.

E me sinto à vontade em falar de aero, porque passei por todos os ERROS que vejo sempre os caras cometerem no esporte.

E o que me deixa mais triste: por conta desses erros, desistem do esporte!!!!!!!!!!!!!

Se, ao fazerem o primeiro pouso; o circuito completo com um treinador e aproveitarem pra treinar, curtir, terem o prazer de sentir o que esse esporte proporciona, aí, sim, evoluiriam da maneira certa, dominando com paciência E SEM CORRERIA DESNECESSÁRIA, cada fase do esporte e melhor, SEM prejuízo!

Mas não, fazem meia dúzia de pousos com um treinador (???) e já se julgam pilotos de jato; se pedem pra regular o motor, não observam pra aprender e resolverem eles mesmos quando o instrutor não está por perto.



E pior, motor afinado e “ganhando”, pinta um “curioso”, desregula a máquina, troca peça sem observar e aí vem a merda: motor sem potência, queimando vela, uma tristeza!

Enfim, esse é mais um “tópico” de desabafo porque se fosse um conselho acho que eu estaria “vendendo”.

Sempre estarei à disposição dos aeromodelistas, dentro daquilo que sei no esporte.

Mas fica o registro, FEZ MERDA e vem me pedir ajuda, vai levar esporro, se for meu “peixe”!

Agora, se FEZ MERDA e eu não disser nada..... não é meu PEIXE!!!!!

2 comentários:

  1. Esquenta não! Eu mesmo já discordei de você várias vezes e acho que é isso que faz a gente crescer e aprender. Já cancei de comprar briga dos outros e continuar a ver besteiras sendo feitas! Pra mim chega! Virei véi ranzinza tambem! ahahaahh! Só uma perguntinha.. ( kkkk ) Quem dos novatos já viu um VCC voando? Só isso.

    (... quer saber o que é VCC, novato, então vai procurar ler e aprenda a ser um aeromodelista de verdade! )

    Ah, os tempos das dificuldades... exatamente por esses terem existidos é que forçou o acúmulo de conhecimento. E é isso, CONHECIMENTO, que essa turma nova tá precisando. Hoje é mole, qualquer butiquim você encontra um equipamento enconstado que o "sabidão" deixou de lado porque cometeu as burrices de suas ignorâncias! Errar é humano, permanecer errando ou ao menos não aprender com os erros é pura BURRICE!
    Mas deixa estar, como bem disse, o bolso não é seu, não é nosso! Nos dois sabemos das encrencas em em que nos metemos por conta da falta de informação que não existia. Bem, eu mais na aba, aproveitando pra ler o que tinha a mão, até mesmo por conta de não ter como comprar. Mas essa aba me permitiu, resguardadas as proporções, até de dá "pitaco" em umas idéias e pô-las a funcionar! E isso me acompanha até hoje!
    O que me preocupa e entristece é saber que diante de tanta facilidade, inclusive a econômica, para ser um autêntico voador é simplesmente o fato de que se fizer uma pergunta, hoje, nesse exato momento, aos novatos, sejam daqui ou de outros clubes, associações, sei lá, que não exigem o BRA, o motivo de um avião voar, por que a hélice é "torta" ou simplesmente pra que serve aquela "boquinha" que tem na frente do cabeçote e atras da hélice (carburador!), provavelmente teremos alguns narizes torcidos e olhares para o alto da testa procurando uma informação que não existe naquela "cachola"! Conhecimento não ocupa e jamais vai ocupar espaço! Falta é prudência e responsabilidade, afinal, grana, só paga despesa material...
    Mas... esquenta não! O céu e o sol é para todos. Só depende de como saber tirar proveito! Um abração. Espero que não se aborreça por este "humilde" comentário!
    Clebinho - UAI-EROBJ

    ResponderExcluir
  2. Eu comprei meu primeiro aero no final de 2006, "um Pastinha" voei uns 2 meses e lenhei, tinha comprado o equipamento em 6 vezes, fiquei 4 meses parado e pagando as prestações e chateado por ter lenhado e pensando em não voltar.
    Mas bola pra frente, esperei um tempo, comprei outro pastinha, pedia aos meus amigos para decolar e pousar.
    Depois com mais um pouco de paciência comecei a decolar sozinho ainda pedindo os outros para pousarem, até que eu tivesse adquiro mais confiança para pousar sozinho.
    Escutei muito, observei os outros, aprendi com o tempo.
    Hoje eu já faço meu vôo tranqüilo padrão escala, faço algumas manobras básicas sem me expor ao erro, porque é triste você voltar para casa com o aero lenhado.
    Esse tópico no meu modo de ver é porque tem alguém que “ainda” se preocupa conosco e queira nos mostrar o caminho certo a percorrer nesse maravilhoso esporte.

    Juliano-Xamego.

    ResponderExcluir

Identifique-se, sempre!