segunda-feira, 7 de março de 2011

Vale à pena se infomar!!!


By, ManoRC:

"Depois de tudo que foi dito no texto acima sobre o funcionamento, a confiabilidade e as marcas dos vários fabricantes de RC na faixa de 2.4GHz, cabe mais algumas palavras para alertar aos aeromodelistas de como fazer uma boa escolha na hora de comprar um rádio de 2.4GHz .
Todos sabemos que a diferença de preço entre um rádio chinês e um rádio de marca tradicional, mesmo nos mercados fora do Brasil é muito grande, e a razão disso é a tecnologia do projeto em si e a qualidade dos materiais empregados na fabricação dos equipamentos.
O radio de 2.4GHz da Hobby King é apenas um exemplo, mas na verdade quero me referir a todos os rádios fabricados na China e que equipam sobretudo pequenos modelos elétricos "combo", onde o conjunto avião/rádio/motor é extremanente barato, e por isso mesmo torna-se um atrativo irresistivel para aqueles que estão iniciando no aeromodelismo.
Afirmo sem medo de errar que em 90% dos casos, essas pessoas ficarão muito frustradas quando receberem o equipamento comprado e perceberem que ele está aquém das propagandas dos vendores.
Enquanto alguns sequer funcionam quando são ligados, outros apresentam problemas de toda a ordem, como falta de alcance do rádio, perda de controle do modelo, vôo com duração de poucos minutos e etc.
Mas para ficarmos apenas na parte do rádio, é preciso ficar claro que os rádios chineses são todos clones uns dos outros tecnologicamente falando, porém no tocante aos componentes eletrônicos são totalmente diferentes. Até mesmo rádios da mesma marca e modelo usam componentes diferentes. E não são apenas "genéricos", são diferentes mesmo, chegando ao ponto da placa do circuito de dois rádios "irmãos gêmeos" não serem iguais!
Ora não é preciso dizer que no momento que um rádio deste apresenta um defeito torna-se dificil consertá-lo. Mesmo que seja possível encontrar um componente eletrônico equivalente que funcione no rádio, o valor do conserto certamente será mais caro que o valor de um rádio novo.
Ai reside todo o dilema dos produtos chineses e não só dos rádios.
Quem compra estes produtos tem que estar consciente que está pagando muito barato e, portanto está correndo dois riscos: a qualidade não é das melhores e o equipamento pode deixar de funcionar a qualquer momento e isso acontecendo, as chances dele voltar a funcionar são mínimas.
Claro que nem todos os rádios e equipamentos que se compra da China são porcaria. Alguns até são bons mesmo. Porém é preciso muito critério e conhecimento para não cair na armadilha do preço baixo.
Os aeromodelistas mais experientes, antes de comprar produtos chineses, pesquisam bastante na Internet, nos forums e blogs. Trocam idéias e experiências com outros colegas e raramente compram algum equipamento sem nenhuma referência de alguém. Essa é, na minha opinião, a melhor forma de comprar coisas baratas com grandes chances de aproveitá-las como se pretende.
Para aqueles que estão iniciando no hobby, é importantíssimo que mantenham contato com modelistas mais experientes, seja no campo de vôo ou nos forums . Que examine os modelos o pessoal esta voando, qual a motorização, qual o tipo de bateria, que carregadores estão sendo usados e etc. Formando assim a sua idéia sobre o tipo de avião pretende comprar.
Não existem receitas prontas para montar um modelo a partir do zero. A quantidade de componentes que pode ser usada é muito grande e depende do tamanho e do peso do modelo.
Por isso quem quer iniciar, ou compra um modelo "combo" onde o conjunto motor/ESC/bateria já vem adequado para o avião, ou segue a recomendação de alguém que tenha um avião parecido voando em boas condições.
Concluindo, se você está iniciando no aeromodelismo e pretende voar um pequeno modelo elétrico, para ver se vai se adaptar ao hobby, justifica-se plenamente que você compre um rádio e demais equipamentos chineses e faça uma boa economia. Mais tarde então se realmente você se motivar pelo aeromodelismo, então pense em adquirir pelo menos um rádio mas tradicional e que ofereça maior confiabilidade.
Mas se você já é aeromodelista, possui modelos grandes sejam glow ou mesmo a gasolina, nem pense em economizar usando um rádio chines barato e muito menos SERVOS BARATOS, mas isso será tema de outro texto mais adiante.
A minha experiencia apenas me permite indicar os modulos e receptores da Corona e da Assan de 2.4GHz, os quais além de fazer testes de bancada ainda tenho modelos meus voando com essas marcas, sem qualquer tipo de problema.
Sobre os rádios da Hobby King de 2.4GHz, iguais ao da foto acima e também os de 6 canais com display de cristal liquido, só posso dizer que tenho recebido vários pedidos de conserto mas infelizmente não tenho como trabalhar nestes equipamentos. Os defeitos mais recorrentes são problemas de mau contato nos sticks, perda do bind e problemas no display dos rádios.
Na verdade estou até pensando em comprar os rádios com problema para fazer um "banco" de peças e assim poder resolver alguns problemas mais simples."

(Texto extraído do site www.manorc.com.br - Excelente fonte de consultas!)







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se, sempre!