domingo, 12 de abril de 2009

DICAS AOS PILOTOS DO AEROBJ!

Comandantes do AeroBJ,
Em primeiro lugar quero agradecer ao Gilmar e ao Jureba pela "cadeira de transporte anti-barro" e a gentileza da trevessia "de ida" pra pista, hehehehehehe!!!!!
Seguinte moçada, PARABÉNS pela evolução no "esquema" de voo de todos, sempre respeitando a caixa de voo evitando, assim, um dano maior além de, "apenas", a lenha do aeromodelo. Mesmo porque, parece que lenhas aí serão mais raras. Os Pilotos estão com os dedos afiados e Carangola que se cuide no "estilo livre" desse ano!!!

Mas vamos às dicas:

a) uma vela, mesmo que ainda esteja "acendendo" pode não estar boa e isso pode influciar no funcionamento do motor. A gente tem sempre a mania de voar até a vela queimar (também pelo preço da vela, né?!) Mas é assim que acontece: o filamento vai soltando pedaços microscópios com o funcionamento do motor e chega um tempo que ela até funciona. Mas o motor fica apagando, não dá lenta direito... é uma meleca. E nem sempre a gente lembra da vela. A idéia seria anotar a data que se coloca a vela nova pra se ter uma idéia do tempo que ela durará.

b) sempre usar a hélice que o motor determina no manual. Esse tem que ser lido. É uma fonte de informação preciosa sobre as máquinas. Eu leio até no banheiro (ô lugar bão pra ler, sô!!!)

c)Pra regular qualquer um deles, a gente faz o seguinte: fecha a agulha de alta toda, sem arrochar, senão ela cria ranhuras que vão fazer o motor falhar.
Abre-se duas voltas e meia ou três voltas. Liga o "bitelo". Aí se vê como ele se comporta na alta. Deixa o bicho cuspir bastante combustível e dá lenta...
Deixa na lenta um pouquinho e acelera de uma vez só. Se ele apagar, tá faltando combustível. Se engasgar e acelerar em seguida, tá com excesso de combustível. Aí é só ir regulando pique por pique a agulha de alta até que fique respondendo na alta e baixa, legal.
É! Tem que ter paciência!!! Tem motor manhoso pra se achar o ponto certo!
Faltou, abra a agulha de alta. Excesso, fecha a agulha de alta.

d) a agulha de lenta, quando o motor vem de fábrica, só deve ser mexida quando o cara consegue coçar o olho com o próprio cotovelo.
Mas... se algum mecânico "conferiu" a regulagem de fábrica (hehehehehe!!!), faz o seguinte: nos motores OS, Super Tigre, Thunder Tiger, "faceie" a agulha com a borda externa de onde ela encaixa. Ligue o bicho na média. Acelera. Se apagar, abra essa agulha um "pentelho" de volta. Se engasgar mas não apagar, fecha também em um "pentelho", até acertar.
Nos Evolution é diferente. Só se deve mexer na agulha, no tanto que ela "anda" no batente azul.
Fora disso, tem que entrar em contato com Eugenópolis, hahahahahahahahahahaha!!!!
Brincadeira! É fácil, mas é muito grande pra eu postar aqui.

e) Pista de grama (x) bequilha dianteira: Nunca, Jamais, Em Tempo Algum, "preguem" a bequilha na parede de fogo com parafusos "soberbos". Usa-se sempre parafusos com porca, arruelas lisas e arrulelas de pressão (1/8, o tamanho). A madeira encharcada de óleo é dácil de soltar o parafuso soberbo. Outra opção é o "blind nut". As porquinhas travantes. Mas, mesmo assim, usem arruelas lisas e de pressão na cabeça do parafuso.

f) Colas: estrutura da fuselagem, desde que não esteja impregnada de óleo: cola madeira, araldite (epoxi) de cura rápida.
Super Bonder (cianocrilato - CA) é só para pequenos reparos de emergência porque, na madeira, ela endurece o local e ele se quebra mais fácil.
Se a parede de fogo impregnada de óleo se soltar, PARAFUSO SOBERBO nela, sem dó nem piedade. Ela não vai pegar mais cola nenhuma! Nem se "lavar" com qualquer coisa.

Bom! É isso! BONS VOOS A TODOS e gostei da animação da galera!!!!!

Silvinho Agostini

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