sábado, 29 de agosto de 2009

O recomeço de tudo na região....



"Tropa de Elite", como diz o "Cláudio Quentão", na época que o CAR (Clube de Aeromodelismo Renezinho) nem era CAR...
Da esquerda para a direita: Adriano Cowboy, Juninho Uruca, Kidy Suinão (Cidinho), Silvinho, César Porcaro, Rodrigo "ex" Bolinha Cheia e Cláudio Quentão!!!

Saudades dos "belos tempos"....

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Alternativas para "sair do metanol"....



Existe essa possibilidade, desde que se obtenha uma refrigeração eficaz.
Já ouvi dizer de .60 e .90 que foram convertidos de glow para gasolina.
Diferente da "acetona", não custa tentar.... ou custa???

sábado, 22 de agosto de 2009

Roçadeira do AeroBJ: a ressurreição!!!!!!

Encontrei isso (uma tampa de garrafa pet) dentro do tanque de combustível. Estava obstruindo a saída de combustível para o caburador. Legal foi imaginar como conseguiram essa proesa!!!!


Acima e abaixo, material "desnecessário" após a ressurreição da máquina!

Abaixo, adaptação do sistema de aceleração (experimentando o da minha roçadeira)


Interruptor "mata-motor" adaptado. A única peça que aproveitei além da base da tralha de aceleração (putz!)
Carburador da minha roçadeira. Mais simples de manutenção.

Abaixo, a prova de que funcionou!!!!

Ao "Zé-Tombo"

Esse cara, aí, na foto maior, segurando um Tucano!



Eu quero aproveitar essa edição de foto dos encontros do AeroBJ feita pelo meu irmão, Clebinho, para homenagear, dessa vez, um camarada que passou pelo aeromodelismo na velocidade de um pylon race.
Mas independente dessa passagem "Mamônica Assassina", mantém firme seu apoio e prestígio ao esporte no AeroBJ.
Está sempre presente nos encontros/eventos e sempre dando a sua contribuição para o seguimento do aeromodelismo em Bom Jesus.
Exemplo disso é que ajudou na compra da roçadeira do grupo, além de ajudar no contato com o tratorista pra bater a pista quando lhe é solicitado.
Ou seja, passou a pessoa física, mas está presente o espírito, sempre vivo dentro do cara que, agora, depois de comprar material de Alpinismo, Paraquedismo, Ciclismo, Iatismo, Automobilismo, Esquadrilha da Fumaça, Dança de Rua, Balé, Ferreomodelismo, Capoeira, ou seja, tudo que é "movimento", está pipocando balas de espoleta por aí afora...
Hehehehe... brincadeiras a parte, fica aqui a minha homenagem, o meu fraterno abraço ao Zé-Tombo que teve esse apelido por ser o único aeromodelista que, até hoje, não conseguiu decolar nem aterrisar um avião....
Felicidades, mermão!!!!!
Silvinho/Clebinho

Moki 400cc radial... esses vão pra B-25 do Aloísio!!!!

Kakakakakakakakaka.....


sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Triciclo ou convencional??

Aprender a pilotar os chamados "convencionais" , ou seja, aeromodelos que tem seu trem de pouso principal à frente do centro de gravidade é coisa séria!
Já é sabido que esta configuração requer mais habilidades do piloto para manter o avião na reta da pista pelo fato que seu alinhamento dependerá quase única e exclusivamente do fluxo de ar que passa pelo leme de direção, portanto, sua força de atuação p/ correção da trajetória depende da velocidade do modelo e também do fluxo de ar gerado pela hélice do motor.
Apesar do trem de pouso convencional exigir mais habilidades, a grande vantagem deste em relação aos modelos triciclo é que praticamente é eliminada uma das pernas do trem de pouso, pois a bequilha está na cauda e é muito pequena, o que resulta em uma diminuição considerável no arrasto gerado pelas pernas do trem de pouso, aumentando a velocidade e manobrabilidade do avião.
Daí o fato de todos os modernos acrobáticos construídos atualmente ainda adotarem a configuração de trem de pouso convencional.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Tempos de combura caro....

Comandantes, ultimamente, mesmo com a queda do dólar, estamos percebendo que o preço do galão dos combustíveis não param de subir (e olha que não tem petróleo (?) neles, a não ser no plástico que os envolvem... ou não????

A verdade é que isso desanima um pouco os Pilotos.

Aí surgem as alternativas: investir em motores gasolina? Mas aí o investimento inicial é muito grande. E uma lenha em um aero gasolina é beeemmmm mais cara!!!
Voar aeros com motor elétrico? Pode até ser, mas o investimento inicial também é caro e, além do "ronco" dos motores a combustão o Piloto vai ficar dependendo de horas de cargas nas baterias pra uma seção mais "longa" de voos.

Eu poderia escrever um tratado aqui sobre combustíveis, porque já passei por toda espécie de misturas (menos as bizarras que ando tendo notícias) e asseguro com total propriedade: a não ser que se tenha substância de boa qualidade e se voe com carburação constante, é totalmente inviável o famoso CASEIROL.

Você terá combustível barato (?) mas terá seu motor reduzido em pelo menos a metade do tempo na durabilidade.

Aí vale fazer as contas...

Ainda que seja caro, proteja seu investimento usando combustíveis de boa qualidade e não tente reinventar a pólvora porque, se isso fosse viável, as fábricas já teriam usado.

É isso!!!!