quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Vale a pena divulgar para aprender na hora de montar.

Post da Comunidade Aeromodelismo do Orkut, editado pelo Piloto Márcio, membro da confraria:

Laudo Técnico referente OS 5343




Cliente: Márcio Lopes
Produto: Servo HITEC HS-325
Data da compra: 13/11/2010
Garantia do produto: 90 dias a contar da data do pedido ou da Nota Fiscal
Data de envio: 10/02/2011
Data de entrada em assistência: 16/02/2011
Defeito apontado: servo parou de funcionar em vôo após 2 meses de utilização
Análise do produto recebido

- Engrenagens de servo: em perfeito estado de conservação
- Aparência geral da caixa: intacta, não apresentando indícios de impactos
- Cabo de alimentação: Trecho do cabo com uma quantidade muito grande de cola de cianoacrilato, endurecendo a isolação plástica. O ponto de entrada na caixa de havia marcas de esforço ou trabalho excessivo nos cabos, normalmente provenientes da instalação em uma mesa de servos apertada ou que não há um chanfro para a passagem do cabo sem forçá-lo.

Procedimentos do teste

Foi utilizado um testador de servos da própria HITEC, que pode simular o funcionamento do servo em seu curso total, de maneira a simular as maiores quantidades de trabalho possível em velocidade constante, o que facilita muito a localização de defeitos intermitentes.
Ao conectar o servo no terminal do testador, o servo deu um pequeno sinal de movimento e depois parou. Ao medir a tensão nos bornes da placa de circuito impresso, foi constatado que não havia alimentação de 4,8V provenientes do testador.
No entanto, ao movimentar o cabo de servo no ponto onde houve o acumulo de cola CA, proveniente da montagem do aeromodelo, o servo voltou a funcionar normalmente. Em testes mais detalhados, constatou-se que o ponto de ruptura elétrica se deu exatamente no ponto onde estava a cola. A isolação plástica estava totalmente enrijecida e, com o passar do tempo, as vibrações mecânicas internas e do motor do aeromodelo fez com que os fios fossem “alavancados” provocando tensão com posterior rompimento dos mesmos. Segue abaixo uma foto do ponto de ruptura onde há uma quantidade considerável de cola CA na isolação.
Resolução do problema encontrado – O cabo de alimentação foi substituído por outro novo e em perfeitas condições de uso e, após passar por testes de longa duração, o servo não apresentou mais a interrupção de funcionamento, indicando que o problema estava localizado unicamente no cabo de ligação mal conservado.
Conclusão do laudo: As observações acima deixam claro que este servo não foi objeto de defeito de fabricação, mas sim alvo de um descuido no manuseio de seu cabo de alimentação, o que não faz parte da garantia do produto.
Por não ser um trabalho de garantia, a empresa normalmente converte este pedido de garantia em um pedido de assistência técnica mediante aprovação de orçamento, tendo os custos de envio e recebimento custeados pelo cliente. No entanto, para que você não tenha maiores prejuízos, a Hobby Delivery não fará a cobrança da troca do cabo de alimentação e também do envio.
Dentro de dois dias úteis faremos a devolução de seu produto através do endereço constante de seu cadastro.
Como dica final, sugerimos que avalie cuidadosamente como está o estado dos cabos dos outros servos instalados em seu aeromodelo, pois cabos presos, forçados ou com isolação trincada podem, sem prévio aviso, dar problemas e derrubar seu aeromodelo.
Estamos à disposição para ajudar-lhe com todas as dicas que forem necessárias para que a prática de seu hobby seja sempre motivo de satisfação.
Atenciosamente,
Reinaldo M. Martins

A loja em questão é a Hobbydelivery que demonstrou respeitar seus clientes e, com essa análise técnica, garantir a nossa confiança nos produtos Hitec e, mais ainda, na certeza de sermos bem atendidos por aquela empresa.

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