segunda-feira, 30 de maio de 2011

Ler manual! Mais que importante, uma real necessidade.





Seguindo os ensaios técnicos no aeromodelismo, o "papo" hoje é sobre a relação motor/hélice/material.



Raramente fazemos leitura de manuais técnicos dos nossos equipamentos, a não ser assim que se adquire os mesmos, ou, então, quando precisamos resolver problemas de uso.
Ainda assim, a ânsia de ver o produto em ação, nos leva, muitas das vezes, a fazer uma leitura superficial, na qual detalhes importantes passam "batido".

Isso sem falar em manuais traduzidos que não permitem uma noção exata do que se tem em mãos.

No que diz respeito aos motores, todos têm no encarte as recomendações sobre hélices de referência, sendo que algumas fábricas se dão até ao luxo de indicarem o material de que essas se compõem, ou até mesmo as marcas que deram melhor desempenho.



Aí é que deve ser observada de forma atenta: A FAIXA DE RPM pra que foi projetado o motor.

A partir de uma referência da fábrica, se tem a RPM máxima atingida pelo motor segundo, a eficiência da hélice indicada.

Bom, mas aí, surge a pergunta? Porque então, utilizar dispositivos que aumentam a RPM (Pipas, Ressonadores, Canister's, Muffler's dimensionados, etc). para, justamente, melhorar a performance do motor???

Simples!
Para se ter uma máquina mais eficiente destinada às competições.
Entretanto, tais máquinas são sempre desmontadas, verificadas, tendo suas peças substituídas para manter em dia o funcionamento desses motores.

Ou alguém pensa que os motores dos competidores são eternamente os "relógios suíços" que apresentam nas competições???

Óbvio que não!!!!
Vide a Fórmula 1, por exemplo.
Máquinas desmontadas a cada corrida, buscando sempre  melhor performance a cada novo circuito.

Sem contar que, o descarte dessas máquinas se dão em um tempo infinitamente menor do que o tempo de uso delas em condições "normais".

O mesmo acontece com os motores no aeromodelismo.

Ok! Se se tem, então, um motor para um voo de puro deleite e relax, sem qualquer tino de competição, melhor é mantê-lo dentro das especificações técnicas, segundo as recomendações do manual.

Sem se esquercer da manutenção preventiva ( a gente não troca o óleo do motor dos carros aos 5000 km, na maioria das vezes???), usando as máquinas dentro das especificações do fabricante teremos um equipamento confiável, segundo a finalidade para qual o queremos.

A menos que não se tenha "escorpiões no bolso", superpotencializar aeros, redimensionar motores ou incrementá-los com dispositivos de alta performance, é totalmente viável, claro!

Mas as consequências virão com o tempo reduzido de uso e, consequentemente, maior custo da prática do esporte.



Exemplo por mim experimentado: motor Evolution 26cc com hélice 18x6 APC = performance dentro dos padrões.
O mesmo motor com uma hélice Xoar 18x8 com implementação em RPM por equalização de agulhas e ajuste exponencial de aceleração.

Detonei ele!!!!!!!!  Vou "morrer" em camisa, anel e pistão.....

Mas como esse blog, será uma vitrine de ensaios técnicos, doravante, o que eu gastava em pistas, vou investir em experimentos e passar pra todos o que aprendi e aprenderei com esse maravilhoso esporte nosso!

Assim fica mais uma opção pra quem deseja praticar com prudência ou ousar no aeromodelismo.   

domingo, 29 de maio de 2011

FELIZMENTE SEM VITIMAS FATAIS!!!!

Ainda que impere o profissionalismo e a perícia, há sempre riscos a se correr!!! Além de tudo, é preciso responsabilidade até mesmo na hora de falhar... "O casal Amanda e Kyle Franklin, que fazem apresentação aérea de wingwalking, estão hospitalizados com ferimentos, ela mais grave, ele sem ferimentos ou queimaduras graves, após serem forçados a um pouso de emergência enquanto realizavam um show aéreo no Air Fiesta 2011 no Aeroporto Internacional Brownsville-South Padre Island, na tarde desse sábado, dia 12 de março Fonte - CAVOK"

quinta-feira, 26 de maio de 2011

ATENÇÃO FUMACEIROS: Dia 24/06/11 - Esquadrilha da Fumaça em Itaperuna/RJ

Para os apaixonados pela aviação e também do EDA informo que está agendado no site da Esquadrilha da Fumaça o dia 24 de junho para apresentação em Itaperuna/RJ.

Não vamos perder essa!!!!!

Abraços,

Reinaldo Ramos de Vasconcelos - Bila/Itaperuna

terça-feira, 24 de maio de 2011

Operação "desatola kombi" no AeroBJ, sábado - 21/05

Mais de duas horas pra arrancar essa branquela do barro.... Bom é que ficaram duas mudas por lá!
Quando nascer um pé-de-kombi, enquanto não estiver madura, é Towner!!





Graças ao empenho do Gilmar, Jureba, Evaristo (que registrou a "saga") e meu irmão, Clebinho, conseguimos, em apenas duas horinhas, desatolar a AeroKombi do brejo.
O mané aqui, ao manobrar, atolou a roda traseira esquerda num charco... e quem disse que isso desatola sozinha?!?!?!?
Ficaram duas lições importantes: a primeira, não pára kombi em local "brejoso"; e segunda: jamais queiram ver o Gilmar nervoso!!!!!
Esse camarada, calminho, levantava lateral da "bitela" pra calçarmos a roda...

Mais uma vez, obrigado a todos pelo espírito de equipe e a consideração por mim!!

Breve estarei de volta, mas dessa vez levo, enxada, corda, trator, junta de bois......

sábado, 21 de maio de 2011

Tarde aérea de sábabo (22/05) no AeroBJ.

COMANDANTES DO AEROBJ, esse post é para que se registre aqui, neste blog, os meus sinceros agradecimentos pela recepção e atenção de todos para comigo!

Foi muito legal ver pendurado um Piper "Vermelhão", fazendo o ensaio de um torque roll na pista!

Foi bom também ver a alegria do Maurício, com seu maquinaço afinando e voando bem! Brigadão pelo presente, COMANDANTE!!!!

Valeu, Marcelo, por ter a coragem (rsrsrsrs...) de querer que eu pilotasse o seu heli escala que está, por sinal, muito chique, com as luzes de navegação piscando no finalzinho da tarde!!!

Bom ver o Matheus do Zétombo na pista!!!! (Como cresceu!!!)

Muito bacana a atitude do Dr. Evaristo em passar para o seu afilhado as noções de voo desse nosso tão amado esporte!!

E UM AGRADECIMENTO ESPECIAL ao Gilmar, Jureba, Evaristo e meu ídolo de todas as horas, meu irmão Clebinho, pelo empenho em desatolar a AeroKombi do brejo, por uma barbeiragem minha na manobra!

Valeu o sábado pelas aventuras...

Deixo este texto como forma de, mais que imagens ou mera retórica, reafirmar minhas melhores considerações por todos vocês!!!

Grande abraço, excelentes ventos e em breve estarei de volta!!!

Silvinho Agostini


quinta-feira, 19 de maio de 2011

Piper é Piper é ponto final!!!! Acrobacia é PILOTO e não avião....

METE FLUTUADOR EM EXTRA E VEJA SE ELE FAZ ISSO!!!!!!!! SEM CONTAR QUE, AÇUDE TEM AOS MONTES POR AQUI, KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.....

terça-feira, 17 de maio de 2011

Aeromodelismo R/C - Motores gasolina - Considerações básicas.

A idéia desse tópico é dar início a uma série de tópicos com experiências minhas, acerca do funcionamento dos motores gasolina que passaram pelas minhas mãos.

O primeiro deles foi um US 41cc, de origem americana, adaptação de motores projetados para sopradores de folhas, que importei, na época, da Tower Hobbies, ainda na era fax, e que foi potencializar o nariz do meu Stinger GS, cuja planta ainda tenho e determina o motor Zenoah G-62 para voar essa belíssima aeronave.

A época? Os anos finais da década de 80... (Vixe! Tô véi!)


Sem qualquer experiência nessa área, mas ávido por aviões gigantes, por conta dos motores a gasolina, resolvi encarar a fera!

Comprei primeiro o motor.

Depois de funcioná-lo, aí sim, fui ver qual o avião seria compatível com esse "bitelo" e, a menos que eu construísse um, em kit, e pra montar, só mesmo o "Stingão".

Feioso, pesado e parecido com os motores de motosserras, esse "cara" calou a minha boca desde o primeiro voo. (A minha boca e a mão do meu "fiel escudeiro" na época, o Kidy Suinão -- Cidinho Santana -- que tem as marcas na mão do passo da hélice Zinger 18x8 em um segundo de bobeira que ele deu...)

Em 15 anos de funcionamento com gasolina comum mais óleo 2T, comum, também, fiquei embasbacado com o que vi por dentro dessa máquina quando o abri para a primeira manutenção!

Praticamente zero de desgaste e biela com roletes de aço, ao invés dos tradicionais rolamentos dos motores de hoje.

Carbonização? Mínima!

E o carburador? A tela de filtragem de combustível do estilete só tinha uma passagem do tamanho de um raio duplo de bicileta, e era o suficiente pra  manter uma lenta invejável a qualquer DA, 3W, Moki, etc, etc... É um Walbro, né?! Dispensa comentários!!!

Quase perdi essa jóia em um negócio. Mas o recuperei e hoje é meu troféu e marco dos gasolina na nossa região.

Ensinou-me muito sobre regulagens. E tá funcionado como um relógio hoje. Pena ser pesadão e bom apenas para aeros escala.

A REGULAGEM:

Como é um carburador Walbro (uma jóia da engenharia de carburadores!) tem-se aqui o basicão das regulagens, ou seja:

a) agulhas de alta e baixa fechadas sem esforço;

b) abrir a agulha de baixa (sempre essa agulha fica para o lado do bloco do motor, daí, fácil: "baixa" = "b" = lado do bloco) em 90 min., sentido anti-horário (1 volta e meia);

c) abrir a agulha de alta (High = "h" = lado da "h"élice. Fácil!) em 75 min., sentido anti-horário (1 volta e metade de meia volta);

d) ligar a fera. No caso do US 41, ele tem Spring Starter. Mole!

e) deixar funcionando por 2 minutinhos na lenta.

f) acelerar bruscamente: se apagar, abrir a LENTA em 5 min. (abrir sempre em sentido anti-horário. Fechar, sentido horário) e continuar o processo (abrir sempre de 5 em 5 min.) até que a aceleração se mantenha imediata e sem engasgos na transição lenta/alta.

g) fechar a agulha de alta em intervalos de 5 em 5 minutos e, no mesmo processo (lenta/aceleração rápida), observar o comportamento do motor.

E AQUI, "O PULO GATO": Vá fechando (sentido horário) a alta até que o motor dê uma falhada no processo lenta/aceleração. Chegando nesse ponto, retorne a agulha de alta cerca de 10 min. 
Estará equalizado o motor!

O próximo será o meu segundo motor: Um "Zenoinha" 20cc. Esse bateu!!!
Mas eu conto o caso!!!
Até lá!

sábado, 14 de maio de 2011

Até a O.S.?!?!?!?!?!?! Vixe!!!!! Essa "praga" tá igual gripe suína!!!!!





A partir de julho próximo vindouro a O.S. lança no mercado os seus (vixe, Maria!!!) motores brushless!!!!
Acima, o primeiro equivalente ao glow .25, passando pelo .30, depois .40 e até o .50....


Só uma coisa se comprova nisso: DEFINITIVAMENTE, motor glow já era!!!!!!!! (ainda bem que não tenho mais, rsrsrsrsrs...)

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Gigantes - Montagem "limpa" da eletrônica.

A empresa Evolution, que opera na fabricação de motores glow e gasolina, entra no mercado eletrônico, lançando um sistema Power Safe juntamente com a Spektrum.
Em uma breve síntese do equipamento, esse sistema promete a distribuição uniforme e equalizada de energia à eletrônica de bordo do avião.


A meu ver, em se tratando de sofisticação, quanto mais aparatos no sistema, maior as chances de, com o tempo de uso, os "bug's" aparecerem, "melando" um dia de voo, senão trazendo uma famigerada lenha causada por uma pane elétrica.
Observando bastante mesmo as montagens que ando vendo por aí, acredito que, com o que temos de tecnologia em recepção, hoje, principalmente com o advento das baterias de LiPo e as melhores chaves liga-desliga do mercado, as JR Gold, não há a menor necessidade de encarecer um equipamento de bordo com tanta parafernalha que mais trará dor de cabeça ao Piloto/Mecânico, do que eficiência maior do que um sistema que opera com faixa de energia acima do consumido no sistema.

Explico:

Porque utilizar um sistema tipo esse da foto que custa a bagatela de 399 dólares (lá nos EEUU), se temos hoje no mercado Rx's Spektrum, por exemplo, que operam na faixa dos 9,6v (AR7010)???
Bastaria calcular o consumo elétrico de todo o sistema (servos + recepção) e outros como telemetria, fumaça, leds, etc., para simplesmente utilizarmos uma ou duas baterias de capacidade acima da amperagem consumida em todo sistema, conectadas diretamente no Rx e/ou acessórios, intermediadas por uma potente chave JR Gold.
A idéia é, quanto menos equipamentos de filtragem, equalização, distribuição, etc etc etc.... forem utilizados no conjunto, mais LIMPA será a montagem, o que, seguramente, influenciará no custo final do equipamento e, COM TOTAL CERTEZA não tornará MENOS eficiente o funcionamento do equipamento.


sexta-feira, 6 de maio de 2011

Fábio Borges - Franca/SP dando show no torque roll!!

Eu, particularmente não gosto porque não é minha praia o Free Style. Mas é pra se tirar o chapéu pro voo desse Piloto!! Vídeo do perfil do Orkut do Léo Magalhães, grande brother de Macaé: "Uma exibição de tirar o fôlego do bi-campeão brasileiro de vôo 3D - Cmt Fábio Borges de Franca -SP, mas tem um sotaque de mineiro que nao é mole" Saudade de ti, Amigão!!!!

E outro mais maluco ainda.....

Sismou que um B-29 é Extra, Cap. Edge, Sukhoi...

Esse é dos meus!!!! Só que ele vai dentro da máquina...

Com esse Piloto não tem tempo curto..... nem pista curta!!!!!!! Baba Clebim!!!

E seguindo a "onda" Amantes do Piper....



Esse é o primo mais velho do Azulão.
Passarim 60%!
Olhem o detalhe da "carretinha" pra transportar a criança!!! 
O vento tá comendo solto e o Azulaozão não tá nem aí, pro caso...


Esse não liberou o link, mas vale à pena conferir: http://www.youtube.com/watch?v=qCw51cq3-bQ&NR=1

Se a moda pega......

Tem cada maluco nesse mundo que a gente não pode mesmo pensar que já viu de tudo!!!!
Se a moda pega, o JÃOZIM TURNIGY, vai querer botar asa nessa bike aí!!!!!!




quinta-feira, 5 de maio de 2011

Equipamento anunciado na postagem anterior negociado!

Cmtes., o equipamento de aeromodelismo postado anteriormente já foi negociado e será repassado a preços interessantes. Maiores detalhes, entrar em contato com o Aloísio, telefone (32)8412.7993, ou através do blog do Muriaero.




O blog aqui é quente!!! Postou, vendeu!!!!!!!!!!!

quarta-feira, 4 de maio de 2011

A pedido do Alex da Padaria Pão Gostoso - Muriaé/MG

Cmtes., o Alex da Padaria Pão Gostoso de Muriaé, pediu-me pra divulgar a venda de equipamentos de aeromodelismo, que, segundo ele, é tudo material de primeira:
Segue a lista:


O valor se alguém se interessar por todo o material é R$5.300,00 (cinco mil e trezentos reais).

CONTATO: 32 9992 2526/32 8808-0421 ALEX

Sonhar não custa nada!!!!!! Sbach 342 - 50%


O que vai dentro da criança:


  • 3W 275cc with Dual Ignition
  • 3W Aluminum Canisters Printed in Carbon Fiber
  • JR 8911HV Hi Voltage Servos Everywhere Including Throttle & Choke
  • JR 1222 Receiver
  • Duralite Lithium Ion Batteries
  • JR Match Boxes
  • SWB Servo Tray
  • White Rose Giant Carbon Tailwheel

E o motor:




3W-275 B2....


E nem divulgam o preço... (http://www.chiefaircraft.com) Haja babador!!!!!!!!


E o voo:


segunda-feira, 2 de maio de 2011

26° FESBRAER - Gaspar SC - 29/04 a 01/05/2011


Uma panorâmica da área do Clube Asas do Vale, local do FESBRAER, a vitrine do aeromodelismo nacional, já tradicional do Brasil.

http://www.asasdovale.com.br/noticias_evento.php?evento=14&cd_noticia=168

Neste link, algumas fotos do que ocorreu por lá nesse final de semana que passou.

domingo, 1 de maio de 2011

Manhã de Domingo do Trabalhador: 01/05/2011 - Brincadeira no Campo do Renezinho.

Voo do Pulse XT 60 com RCGF 15cc no campo do Renezinho, em Patrocínio do Muriaé, filmado pelo Alex da Padaria Pão Gostoso de Muriaé. Céus de brigadeiro e algumas passagens desse fantástico aeromodelo!! Não pode faltar a passagem entre as árvores e sobre o bar, né não???? Ainda que há muito tempo sem voar na área, um Piloto sempre reconhece as manhas dos ninhos por onde voou... Escapade do Alex convertido para elétrico pelo Cmte. Rodrigo do Muriaero, muito bem montado por sinal! Apenas alguns ajustes nos trins e a máquina voou lindamente!!!