sexta-feira, 13 de maio de 2011

Gigantes - Montagem "limpa" da eletrônica.

A empresa Evolution, que opera na fabricação de motores glow e gasolina, entra no mercado eletrônico, lançando um sistema Power Safe juntamente com a Spektrum.
Em uma breve síntese do equipamento, esse sistema promete a distribuição uniforme e equalizada de energia à eletrônica de bordo do avião.


A meu ver, em se tratando de sofisticação, quanto mais aparatos no sistema, maior as chances de, com o tempo de uso, os "bug's" aparecerem, "melando" um dia de voo, senão trazendo uma famigerada lenha causada por uma pane elétrica.
Observando bastante mesmo as montagens que ando vendo por aí, acredito que, com o que temos de tecnologia em recepção, hoje, principalmente com o advento das baterias de LiPo e as melhores chaves liga-desliga do mercado, as JR Gold, não há a menor necessidade de encarecer um equipamento de bordo com tanta parafernalha que mais trará dor de cabeça ao Piloto/Mecânico, do que eficiência maior do que um sistema que opera com faixa de energia acima do consumido no sistema.

Explico:

Porque utilizar um sistema tipo esse da foto que custa a bagatela de 399 dólares (lá nos EEUU), se temos hoje no mercado Rx's Spektrum, por exemplo, que operam na faixa dos 9,6v (AR7010)???
Bastaria calcular o consumo elétrico de todo o sistema (servos + recepção) e outros como telemetria, fumaça, leds, etc., para simplesmente utilizarmos uma ou duas baterias de capacidade acima da amperagem consumida em todo sistema, conectadas diretamente no Rx e/ou acessórios, intermediadas por uma potente chave JR Gold.
A idéia é, quanto menos equipamentos de filtragem, equalização, distribuição, etc etc etc.... forem utilizados no conjunto, mais LIMPA será a montagem, o que, seguramente, influenciará no custo final do equipamento e, COM TOTAL CERTEZA não tornará MENOS eficiente o funcionamento do equipamento.


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