terça-feira, 17 de maio de 2011

Aeromodelismo R/C - Motores gasolina - Considerações básicas.

A idéia desse tópico é dar início a uma série de tópicos com experiências minhas, acerca do funcionamento dos motores gasolina que passaram pelas minhas mãos.

O primeiro deles foi um US 41cc, de origem americana, adaptação de motores projetados para sopradores de folhas, que importei, na época, da Tower Hobbies, ainda na era fax, e que foi potencializar o nariz do meu Stinger GS, cuja planta ainda tenho e determina o motor Zenoah G-62 para voar essa belíssima aeronave.

A época? Os anos finais da década de 80... (Vixe! Tô véi!)


Sem qualquer experiência nessa área, mas ávido por aviões gigantes, por conta dos motores a gasolina, resolvi encarar a fera!

Comprei primeiro o motor.

Depois de funcioná-lo, aí sim, fui ver qual o avião seria compatível com esse "bitelo" e, a menos que eu construísse um, em kit, e pra montar, só mesmo o "Stingão".

Feioso, pesado e parecido com os motores de motosserras, esse "cara" calou a minha boca desde o primeiro voo. (A minha boca e a mão do meu "fiel escudeiro" na época, o Kidy Suinão -- Cidinho Santana -- que tem as marcas na mão do passo da hélice Zinger 18x8 em um segundo de bobeira que ele deu...)

Em 15 anos de funcionamento com gasolina comum mais óleo 2T, comum, também, fiquei embasbacado com o que vi por dentro dessa máquina quando o abri para a primeira manutenção!

Praticamente zero de desgaste e biela com roletes de aço, ao invés dos tradicionais rolamentos dos motores de hoje.

Carbonização? Mínima!

E o carburador? A tela de filtragem de combustível do estilete só tinha uma passagem do tamanho de um raio duplo de bicileta, e era o suficiente pra  manter uma lenta invejável a qualquer DA, 3W, Moki, etc, etc... É um Walbro, né?! Dispensa comentários!!!

Quase perdi essa jóia em um negócio. Mas o recuperei e hoje é meu troféu e marco dos gasolina na nossa região.

Ensinou-me muito sobre regulagens. E tá funcionado como um relógio hoje. Pena ser pesadão e bom apenas para aeros escala.

A REGULAGEM:

Como é um carburador Walbro (uma jóia da engenharia de carburadores!) tem-se aqui o basicão das regulagens, ou seja:

a) agulhas de alta e baixa fechadas sem esforço;

b) abrir a agulha de baixa (sempre essa agulha fica para o lado do bloco do motor, daí, fácil: "baixa" = "b" = lado do bloco) em 90 min., sentido anti-horário (1 volta e meia);

c) abrir a agulha de alta (High = "h" = lado da "h"élice. Fácil!) em 75 min., sentido anti-horário (1 volta e metade de meia volta);

d) ligar a fera. No caso do US 41, ele tem Spring Starter. Mole!

e) deixar funcionando por 2 minutinhos na lenta.

f) acelerar bruscamente: se apagar, abrir a LENTA em 5 min. (abrir sempre em sentido anti-horário. Fechar, sentido horário) e continuar o processo (abrir sempre de 5 em 5 min.) até que a aceleração se mantenha imediata e sem engasgos na transição lenta/alta.

g) fechar a agulha de alta em intervalos de 5 em 5 minutos e, no mesmo processo (lenta/aceleração rápida), observar o comportamento do motor.

E AQUI, "O PULO GATO": Vá fechando (sentido horário) a alta até que o motor dê uma falhada no processo lenta/aceleração. Chegando nesse ponto, retorne a agulha de alta cerca de 10 min. 
Estará equalizado o motor!

O próximo será o meu segundo motor: Um "Zenoinha" 20cc. Esse bateu!!!
Mas eu conto o caso!!!
Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se, sempre!