terça-feira, 29 de setembro de 2009

Do Leoão sem juba à Fera desdentada (Roonaaaaaldo!!)

Aproveitando o gancho do “fera desdentada” e “leão sem juba”, ou seja, as minhas últimas designações feitas pelo “Ronaldo”, que não sei quem é, e pior, lá no blog AeroBJ (não entendi porque não foi postado no Muriaero, onde está o vídeo) ou aqui mesmo, já que primo pela democracia neste espaço.

Seria porque o Aerofanáticos impõe medo de postar a quem passa por aqui????

Caramba, se for isso, acho que estou mesmo com a bocarra aberta demais....

Mas, enfim, este blog foi criado com a intenção de propagar novidades, vídeos, idéias, experiências, broncas, brincadeiras, gozação, acontecimentos, eventos e tudo mais que a gente já conhece nas pistas.

Mas eu quero tirar proveito da postagem do piloto(??) Ronaldo, que pode ser, ou não, um Ronaldo mesmo, ou então alguém que não quis se identificar.

Eu respeito! Embora ache isso estranho...

Então...

A idéia de “idolatrar” as pessoas que têm mais experiência por estarem mais tempo no aeromodelismo, trazendo a elas um peso de responsabilidade pelas atitudes, técnicas, conhecimentos, aptidões, a meu ver, está totalmente equivocada.

Eleger um Piloto no grupo como o “fera”, o “expert”, o “sabe-tudo” é tarefa de preguiçoso.

É típico de quem quer chegar na pista com um problema e, passando a bola para o eleito, ter seu equipamento todo em perfeitas condições sem ao menos tentar, primeiro, solucionar o problema por si só.

É óbvio que não estou querendo, aqui, determinar que, quem saca mais, não dê atenção aos que estão começando.

MUITO LONGE DISSO!

Só que, hoje em dia, muito mais do que a época que eu comecei, nos anos 80, há instrumentos de pesquisa que eu mesmo me valho pra tirar minhas dúvidas.

Temos os fóruns de debates, as comunidades, os sites de aeromodelismo, e ainda e melhor ferramenta: o Google!

Estou sempre a cata de novidades nele, fazendo pesquisas sobre amaciamento, eletrônica, motores, aviões, fatos do aeromodelismo...

Mas antes que outros “Ronaldo’s” surjam aí dizendo que estou achando ruim de passar meus conhecimentos, RESSALVO QUE NÃO É ISSO QUE ESTOU DIZENDO!!!!!

A questão é que, graças a Deus, não detenho a “arte” de pilotar sem erros (mesmo porque isso não seria humano!).

Mas me garanto até onde eu sei nesses anos praticando o aeromodelismo.

E olha que, aprendo demais com os novos Pilotos, porque eles sempre têm novas soluções para os problemas para os quais só enxergamos, às vezes, as velhas soluções...

Sobre a “quase” lenha do pequeno Piper amarelo no vídeo postado no Muriaero, eu errei em querer fazer voar um avião com excesso de comando e com excesso de peso no nariz.

É um Piper de cerca de 1m de envergadura, feito basicamente para motores elétricos ou da classe .10/.25 glow e que estava com um motor .40 LA no nariz...

Apesar do CG estar na configuração ideal, eu negligenciei o vento lateral e o efeito giro do torque do motor em cima de uma carga alar pequena.

Resumindo, seria o mesmo que decolar um helicóptero sem gyro.

Como comecei esse tópico, aproveito o gancho do “Roonaaallldooo!!!” pra dizer que não sou infalível e também lenho!

E que, aos que se dedicarem à responsabilidade no aeromodelismo, o pouquíssimo que sei estará à disposição, sempre, COMANDANTES!!!!

Um comentário:

  1. Mermão, aqui ninguém com quem tive contato até agora aprovou a atitude covarde de se esconder no anonimato para te criticar. Até porque, sendo assim, sem se identificar, poderia trazer olhares enviezados e desconfiados uns dos outros. Com certeza dos que nós já apuramos não é. Brincamos com a postagem, porque gostamos de tirar algo de bom de tudo que aqui aparece. Já tive problemas em revidar quem não aguenta brincar, infelizmente iss ome custou uma amizade... Mas quanto ao "Ronaldo", se esse sabe aprender, bom, deve tá doido pra se identificar porque viu que no AEROBJ não tem espaço pra inferno. Aqui tem uma "ciganada" da boa! Uma turma animada, enrolada pra pagar mensalidade (KKK) mais a gente se entende. Claro que todo milho tem jôio... Enfim, o ideal é este: todos aprendendo uns com os outros, inclusive com os erros. É a melhor maneira de não errar do mesmo jeito. Larga isso de lado. O vento tá a favor! Vento de travez, pra vc que não sabe o que é isso "Ronaldo", é vento traiçoeiro! a gente pára, conversa, ri das cagadas e voamos novamente!
    Me desculpem o testamento, galera, mas voar é preciso! Xô vento ruim!
    Clebinho.

    ResponderExcluir

Identifique-se, sempre!