quarta-feira, 1 de junho de 2011

Alerta quanto aos dispositivos de monitoramento de energia de bordo!





Amigos Comandantes, uma especial atenção deve ser dada às informações que esses dispositivos nos fornecem, no que diz respeito ao monitoramento da energia consumida no sistema eletrônico de bordo dos nossos aviões.

Toda cautela é importantíssima!!!!!

A energia dos nossos sistemas se compõe de duas grandezas: a tensão (voltagem) que é medida em Volts e a corrente (amperagem) que é medida em Ampéres.

O que observei fazendo alguns testes em meus equipamentos foi que, embora esse monitores mantenham indicação de carga total da bateria, esta significa voltagem (tensão) e, na maioria deles, nada se refere à amperagem.

E mesmo mantendo a tensão nominal da bateria, ou seja, 4,8v - 7,2v - 11,1v, etc. o que nos importa para manter o sistema funcionando é a corrente que circula por ele (amperagem).

Exemplo: Meu Pulse XT está com o segundo monitor acima (Hextronic). A indicação dele, depois de duas tardes de voo está "full charge".

O sistema de bordo é uma bateria de LiPo de 7,2v com 2.200 mA.

Ok! Checando com um amperímetro, verifiquei que a tensão se mantém até um pouco acima da nominal (7,3v).

Porém, a amperagem está próxima do mínimo.

E aí, Comandantes, vem a famosa "pane de bateria" que nos dá aquela sensação de "Óh, não tá respondendo!!! Mas o marcador está com todos os led's acesos....."

Resumo da ópera, NÃO CONFIEM em sistemas de monitoramento de carga UTILIZANDO-OS APENAS, como ponto de referência, sejam as BATERIAS do tipo  LiPo, LIFE, A123, BIBIBI, BOBOBO E SEJA LÁ QUE cargas emitam.

Falo com propriedade de quem detonou um PA-18 por conta de pane de bateria. 

Em tempo: a) o dispositivo menos irregular que verifiquei foi o último. Esse estava mais razoável.

b) Ainda assim, se vai voar, não custa nada preparar tudo na véspera, mesmo que se tenha em mãos os detonadores, ops, digo, os carregadores rápido de baterias na caixa de campo (esses são mesmo uma maravilha!!! Pra reduzir drasticamente o tempo de vida útil delas!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se, sempre!