quarta-feira, 1 de junho de 2011

Exponencial mecânico no canal do acelerador!!

Os carburadores dos motores movidos a gasolina possuem um arco de abertura diferente do mesmo arco de movimento dos servos.
Isso faz com que a aceleração do motor não seja proporcional ao movimento stick do acelerador, ficando este com um curso "de sobra" na máxima, ou "de menos" na lenta.
O uso do "travel adjuste" dos servos, no Tx, nem sempre resolve, ficando, ainda, a máxima com sobra de movimento do stick do acelerador.
Nos rádios mais sofisticados, há uma maneira de minimizar essa situação utilizando-se do recurso "exponencial".
Entretanto, a maioria dos modelos de rádio não tem esse sistema no canal do acelerador.

O que andei fazendo e resolveu o problema (ou minimizou bastante), foi fazer esse sistema de curva do arco de servo/borboleta do carburador coincidirem da maneira mais próxima possível: uso a boléia de menor arco (furo mais próximo do eixo do servo) e o segundo furo (considerando a posição do carburador voltada para a hélice) da aleta de linkagem do acelerador.


Stick do acelerador e trim do stick do Rx no meio, boléia no centro do arco de movimento do servo e movimento da borboleta do acelerador, também no meio do curso dela.

Para saber o meio do curso de movimento da boléia do servo do acelerador é só marcar onde começa e onde termina o movimento. Marca-se o meio desse curso. 

Tudo ajustado mecanicamente, é só ligar o motor e fazer o ajuste no menu "travel adjuste" diminuindo o percentual de movimento do servo no sentido máxima e, se necessário, no sentido da lenta.
A tela de exemplo é do sistema de rádio Spektrum Dx-7.

Tá meio técnico o tópico, mas lendo e fazendo, verão que não é complicado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se, sempre!