sábado, 11 de junho de 2011

Tygon/Neoprene - Substituir ou não???

O Comandante Luciano/Muriaero postou no blog uma interessante observação acerca da substituição da mangueira de Tygon, a qual utilizamos para conversão dos tanques dos nossos aeromodelos de glow para gasolina, bem como para montagem dos tanques já convertidos.
A fato ocorreu na montagem do tanque do novo aero dele, sendo que, numa atitude de muita propriedade, ele repassou a situação para que nova ocorrência não aconteça.


Em homenagem ao caráter democrático desse blog, assim como,  no meu entender, o conhecimento não ser monopólio de ninguém, e, como essa idéia da substituição partiu de mim, após uma série de substituições de Tygon's enrijecidos nos pescadores, dentro dos tanques dos aeros movidos a gasolina, e mais, depois de muita pesquisa, abaixo, EM CUNHO ABSOLUTAMENTO DEMOCRÁTICO, e respeito, TANTO AO COMANDANTE LUCIANO, quanto ao meu direito de resposta, abaixo, segue a cópia do comentário por mim postado no blog MURIAERO, este, por mim considerado o espaço mais confortável de se praticar aeromodelismo na região:

Grande Comandante Luciano!
Como fui eu, Silvinho Agostini, quem sugeriu a troca das mangueiras de Tygon pela de Neoprene, por conta do ressecamento da primeira, sinto-me no direito e, muito mais, na obrigação de responder ao seu post.
Infelizmente você errou!
Primeiro esse "kit" de conversão é "ching ling" certo?
A qualidade da borracha laranja, por si só, já é questionável!
Leve em conta também que os tubos são de diâmetro muito maior que os convencionais.
Esses kit's de conversão são fabricados para que se utilize a mesma medida dos tubos para gasolina vendido na na própria loja gringa.
Eu tenho esse material aos montes aqui, no meu hangar.
Outro ponto foi o diâmetro do Neoprene que você usou.
Ele não suporta um pescador com diâmetro de seção maior que 1,0 mm do diâmetro interno dele.
Nesse ponto, não há a fexibilidade do Tygon no Neoprene.
Com um pescador de gama pinada mais grossa, fatalmente ocorrerá o rompimento dele, em trinca, como ocorreu no seu.
Mais um ponto que não foi observado, por você, segundo o que observei na foto: ainda que você retorne ao Tygon é necessário fazer um "cabresto" de arame (de preferência inoxidável) para travar as mangueiras em seus respectivos nip's de tanque, bem como no próprio pescador.
Eu não tirei de tráz da orelha (sem qualquer conotação de ofensa) a idéia dessa substituição Neoprene/Tygon.
Eu pesquiso. Ou não teria respaldo em uma Comunidade com mais de 10.000 Pilotos, ou um blog com mais de 40 acessos diários (Vc, sabe disso!)
Mas, novidades acontecem.
Eu, como te considero um cara sensato pra caramba, e o admiro muito por isso, certamente, entenderá a razão de minha resposta ao seu post.
Ainda que por razões alheias à minha vontade, eu esteja fora do Muriaero, não estou fora do Aeromodelismo da região.
E, às vezes INFELIZMENTE, até um ronco desafinado de motor chega aos meus ouvidos nesse nosso maravilhoso esporte!!!!
É o meu legado! Faz parte!!!
Sucesso, vida longa à máquina nova, e, se um dia ainda precisar de mim, sabe onde me encontrar!
Abração!
SILVINHO AGOSTINI 

E ainda ouso publicar um esquema de pescador que já divulguei na Comunidade Aeromodelismo usado em sistemas de asas rotativas, fabricado pela Century que já incorpora o filtro no pescador.


Observem a coincidência dos diâmetros mangueira de Neoprene/tubo de cobre do pescador, assim como a trava (cabresto) feito nesse mesmo tubo, utilizando o próprio neoprene.

RESUMO DA ÓPERA: usar Tygon em pescador nos meus aeros ao invés do Neoprene bem aplicado, seria o mesmo que eu deixar de usar o Aurora 9 para usar um 72mghz da empresa gringa. 

2 comentários:

  1. Blz Silvinho, desculpe a demora, andei meio apertado esses dias.
    O tanque é o original que veio no Katanna, da The World Model, comprado na Hobby Delivery.

    Quanto a produtos “ching ling” temos muitos de boa qualidade, como tbm temos boas porcarias. Do mesmo modo que temos produtos caríssimos, de ótima qualidade que tbm dão problema... Aloísio que o diga...

    A questão é pesquisar sempre, assim será possível comprar bons equipamentos a preço mais justo.

    O Neoprene comprei na Aerokit, espessura média, da Du-Bro. Mas realmente o diâmetro do pescador é meio grande, forçando um pouco pra entrar no Neoprene. No meu ponto de vista tinha ficado tão bom que até dispensei o cabresto, mas não sabia que essa não podia ser forçada pois racharia, este foi meu erro.

    Quanto ao Tito, exame de próstata, felizmente não é meu caso.

    Não tive intensão alguma de colocar sua sugestão em dúvida, como deixei bem claro na minha postagem, que tinha colegas que usavam sem nenhum problema, e que tbm faria alguns testes. Sou um cara que sempre escuto as ideias dos colegas, mas nem sempre as sigo, pois tbm tenho minhas próprias.

    Quanto ao muriaero, sabe que estamos de portas abertas, mas devido às despesas tivemos que colocar algumas regras.

    Quanto a precisar de sua ajuda, sei que sempre posso contar contigo, mas isso acaba nos deixando folgado, até hoje não sei regular um motor a gasolina, pois sempre tenho alguém que o faço pra mim. Pode deixar que quando arrumar algum abacaxi levo aí pra vc descascar.

    Aproveitando a deixa, eu estou usando bateria Li-Fe no meu aero, com medidor Volt Watch, concordo com o raciocínio do João, esses medidores só medem até 6v, e não simulam nenhuma carga, por isso eles tem que ser usado on-board, pra aproveitar o consumo do próprio sistema. Agora a bateria Lipo tem uma tensão bem mais elevada, só funcionará se vc colocar um resistor ou diodo no fio que alimenta o Volt Watch para provocar uma queda de tensão de aproximadamente 2 volts. No meu caso, Life, seria ideal cair uns 0,5 volts ou menos.

    Luciano W.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Identifique-se, sempre!