domingo, 12 de junho de 2011

Atenção com monitores de carga das baterias do receptor!

Comandantes, já dizia um velho Xamam da tribo Cherokee, da região de Toskana, condado do Tenessi: "Economia é a base da porcaria!"

Nessa semana eu fiz um teste com o monitor da foto que uso no meu Pulse XT 60.

Voei até doer o dedo no domingo passado (05/06). 
Medi lá no campo a carga das baterias de bordo do avião (Ignição e Rx).
São duas LiPo de 2700 mA, 7,4v.

O medidor quase pulou mais um led verde que nem tem de tanta carga que parecia ter a bateria do Rx...

Medi com outro que tenho, externamente. 25% da carga já haviam sido consumidos

E o monitor, lá!!! Lindo!!! Cheião!!!

Medi a bateria com o mesmo medidor externo: apenas 5% de carga consumidos.

Detalhe: não tem monitor de carga na minha bateria da IE.

Show! Guardei o equipamento para voar nesse final de semana. Tal como marcavam os monitores (o da foto e o externo que tenho).

Hoje, pela manhã fui medir as cargas. A da IE estava como no domingo passado: apenas 5% consumida e bateria a plena carga.

A do Rx, mostrava no monitor, lindo, cheião!!!!

Fui conferir com o monitor externo: APENAS 5% DE AMPERAGEM NA LEITURA.

É aí que se perde um avião!!!!!!!!!!!!!!!!!

Porém, como são LiPo's mandei carga e não perdi a manhã do domingão de voo!!!

Agora, em teste, desconectei o plug do medidor.

Farei a leitura no próximo domingo pra ver se esse monitor da foto "rouba" carga do sistema, mesmo estando  desligado.

E pior!! Marca totalmente errado!!!!!

Um comentário:

  1. Fala Silvinho, eu li o post do medidor de bateria e gostaria de fazer uma observação, se você me permite.

    Observei na foto que o medidor tem opções de 4,8V ou 6,0V, acredito que você tenha selecionado 6.0V, caso contrario o erro seria ainda maior. Você informou que usava uma bateria de lipo 2S ou 7.4V, 8,4V totalmente carregada (o uso de regulador de voltagem não interfere no sistema de leitura do monitor). Para que o monitor de bateria indique baixa voltagem ou baixa carga é necessário que a bateria baixe de 6.0V e mesmo assim as luzes verdes começariam a apagar uma a uma. Para que chegue na luz vermelha a carga da bateria deve estar com aproximadamente 5.0V. Como você estava usando uma bateria de lipo, para que o monitor indicasse uma queda da carga seria necessário a bateria estar com menos de 3.0V por célula e para acender uma luz vermelha cada célula deveria estar com 2.5V (selecionada a opção de 6.0V no monitor). Acredito que com essa voltagem a bateria de lipo já não funcionaria mais de forma correta e aí a lenha seria certa. Esses monitores foram feitos para trabalhar com NiCd e NiMh e quando usamos Lipo ficamos esperando as luzes se apagarem e isso não acontece, assim achamos que a carga da bateria esta ok e quando usamos medidor externo descobrimos que quase perdemos nosso aero.

    Me corrija se eu estiver errado, mas acho que vale a pena pensar no assunto.

    Grande abraço....

    João Antônio
    Muriaero

    ResponderExcluir

Identifique-se, sempre!